Acabamento: Goma Laca e Cera de Carnaúba

35

Olá pessoal. Estamos testando alguns materias de acabamento aqui na oficina do Empoeirados e estamos muito felizes com o resultado do acabamento com cera e, principalmente, da goma laca. Por isso, decidimos fazer um vídeo explicando o básico do acabamento com esses materiais para que vocês possam testar em casa também.

A goma laca precisa ser preparada com álcool etílico 99% na proporção de 1 litro para 250g. Sua aplicação deve ser feita sobre a superfície bem lixada e limpa. E o trabalho de lixamento é muito importante para garantir uma cobertura perfeita com a goma laca (veja antes nossa dica de como lixar madeira). A goma laca precisa de muitas demãos para garantir um alto brilho e, entre as primeiras demãos, é importante fazer um lixamento com lixa extra fina (300 ou mais fina) e limpar bem antes de aplicar a próxima demão. A aplicação é mais fácil de se fazer utilizando uma boneca e deve ser feita de uma só vez na superfície inteira para evitar manchas e garantir uma uniformidade na cobertura da peça. Apesar de a goma laca ser transparente, ela deixa a cor da madeira mais amarelada, com uma coloração âmbar.

A cera de carnaúba confere um aspecto acetinado à peça e, dos materiais utilizados para acabamento, ela é a mais sensível à água. Então, se você está pensando em aplicar somente a cera de carnaúba em um tampo de mesa, pode não ser uma boa ideia já que qualquer copo molhado vai marcar bastante a superfície. Além disso, a cera deve ser mais utilizada em peças que serão de uso interno, tais como móveis e caixas, pois não resiste à ação da luz solar. A cera não altera a cor da madeira, como a goma laca. Ela apenas escurece o tom, sem alterar a matiz.

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre esses acabamentos para deixar os seus trabalhos ainda mais bonitos!

Compartilhe.

Sobre o autor

35 Comentários

  1. Olá, quero encerar uma bancada de cozinha. Preciso colocar um selador antes da cera?

    • Olá Márcia! Se for colocar muitos utensílios molhados, é melhor envernizar. Se for para ter contato com alimentos (tipo tábua de corte) é melhor usar um acabamento tipo óleo de oliva ou similar que possa entrar em contato com comida. Um grande abraço!

  2. marcos giglio on

    amigos, a aplicação de goma laca em uma superfície plana, ok, mas quando eu tenho um movel todo trabalhado, com saliências e reentrâncias, só recorrendo ao “mestre” mencionado acima pelo Licastro. Onde estão estes “mestres” , já que o Liceu de Artes e Ofícios já não forma mais estes “artistas” ?

    • Esse é o problema… tenho um manual antigo de marcenaria que trata o acabamentista como um profissional à parte da marcenaria. Antigamente, a goma lacca precisa de muitos macetes e manejos impecáveis para um ótimo acabamento. Como atualmente a adesão aos vernizes aumentou bastante, o profissional tem um treinamento completamente diferente do artesão laqueador. Por isso que não se encontram mais… mas se soubermos de alguém, vai merecer até um post em homenagem! Abraço!

  3. Gabriel Kulik on

    Bom dia.
    Tenho uma mesa de jantar de madeira que está com um verniz antigo e brilhoso.
    Gostaria de dar um ar mais rústico à peça. Minha ideia era usar a cera de carnaúba, porém vi que a resistência à água é baixa.
    Qual produto vocês indicariam para tal serviço? E para retirar o verniz antigo, somente a lixa já basta?
    Obrigado.

    • Olá Gabriel! Bom, o legal seria retirar o verniz antigo com um raspador. O verniz forma uma película que precisa ser removida para uma melhor aderência da segunda aplicação. No seu caso, acredito que um verniz fosco ficará muito bom. Na verdade, o termo é “verniz acetinado”. Eu gosto do acabamento que ele dá e protege muito bem contra água. Abraço!

  4. Caros, bom dia!
    Estou fazendo uma tábua para churrasco e gostaria de saber se o acabamento certo seria a goma laca.
    Att
    Neto

    • Geralmente não se dá acabamento para tábuas de churrasco. Tem técnicas que algumas pessoas usam óleo de cozinha mesmo, mas eu nunca testei e não sei como fica. Existem produtos específicos para aplicar em tábuas de carne. São caros, mas não são tóxicos nem têm cheiro forte pois foram desenvolvidos especialmente para utensílios domésticos. Dê uma olhada no link e fique à vontade para decidir a compra: http://www.lojaempoeirados.com.br/oleo-gif-white-oil Grande abraço!

      • Eu selo as tábuas de carne com oleo de oliva. Garanto que ficam bem protegidas e lindas. Eu recomendo.

        • Edy Carlos on

          Óleo vegetal não sela a madeira corretamente e depois de um tempo fica com um cheiro rançoso. O ideal para essa trabalho é o óleo mineral, comprado em farmácias. Esse óleo não satura (endurece) nem deixa cheiro.

  5. Francisco Licastro on

    Meus amigos, só quero esclarecer uma coisa a forma de se usar Goma Laca não é assim, não sei porque hoje em dia com tantos outros produtos ainda insistem em usar Goma Laca.
    Mas o que me deixa abismado é como tentam demonstrar seu uso totalmente errado.
    Antigamente seu uso era feito por “Lustradores”, profissão extinta e que eram formados em escola. Um bom lustrador era chamado de “Lustrador de Piano”.
    Fico aqui imaginando, se vc para “lustrar” aquela pecinha deu 15 demãos, num piano
    usaria umas 300 demãos e o pior não deixaria o piano brilhante.
    Sou Carpinteiro e Marceneiro a 45 anos e sei que a intenção de vcs é boa, mas por favor quando não tiverem conhecimento de um assunto não ensinem errado só por ensinar. A “Lustração” era uma Arte feita por mestres que como já comentei aprendiam em escolas.

    • Olá Francisco! Pior que pesquisamos sobre o assunto antes de publicar. Quando percebemos que está errado, nem publicamos e olha que já fizemos isso. Obrigado por suas observações e vamos pesquisar melhor nas outras publicações. Abraço!

    • Fernando Bezerra on

      Já vi muita coisa estranha aqui nesse blog. Mas a intenção é o que vale. É um bom ponto de partida para procurar a forma correta de se fazer na internet.

      • Pode comentar, Fernando, que estamos aprendendo também. Aqui não tem profissional, rsrsrs… gostamos desse hobby e queremos compartilhar com pessoas que gostam também, sendo assim, observações pertinentes serão boas para deixar o blog ainda mais rico e informativo. Abraço e obrigado por nos acompanhar!

    • Roberto Mola on

      O mestre Licastro tem toda razão. Infelizmente a tecnica de “asa de barata” é muito mais complexa do que foi mostrado. Não dá pra se lançar a fazer as coisas como vcs sugerem, ou seja, simplificando um processo que não é nada simples. Discordo que a internet seja boa fonte de aprendizado para essas artes perdidas. O bom mesmo seria pesquisar nos sebos por livros antigos ou ser aprendiz de um bom lustrador “das antigas”.

  6. Isaac Saulo on

    Boa Noite Luciano e Leandro…
    Adorei o Vídeo, super explicativo… Mas eu tenho uma grande dúvida sobre pinturas de madeira… Será que vocês poderiam esclarecê-la?… Quais os tipo de verniz e quando usá-los?… Ficarei grato se puderem me ajudar…
    Obrigado e Boa Noite.

  7. Senhores, obrigado pelas informações. Estou aguardando o vídeo sobre stain e verniz!!!
    Já vi algumas referências a óleo de linhaça ou um óleo dinamarquês. Vocês conhecem?

    Pretendo fazer uma bancada com umas costaneiras de eucalipto vermelho que vai ficar no tempo, qual a melhor cobertura?

    • Conhecemos o óleo de linhaça, Bassini. Compramos um lote de materiais de acabamento que vamos vender em nossa loja e veio um óleo diferente que vamos testar para mostrar pros nossos amigos. Para material que vai ficar exposto ao tempo, eu acho que o verniz marítimo aguenta bem. Abraço!

  8. Bom dia.
    Uma dúvida .
    Tenho uma cliente que quer fazer um tampo de pia de cozinha em madeira Tauari.
    Que tipo de tratamento tenho que dar na madeira para resistir um pouco mais a água e que o acabamento seja acetinado.
    Aguardo.
    Obrigado.

  9. Arthur Geller on

    Tenho uma tábua de carne o que eu poderia passar para dar um acabamento na minha peça que não seja tóxico e prrjudicial a saúde, no caso que possa ser “comestível”?

    • Olá Arthur. Já fiz algumas tábuas de carne mas nunca apliquei nada nelas. Sei que existem alguns materiais próprios para aplicar em peças que terão contato com alimento e em algumas tábuas de carne as instruções são para aplicar apenas óleo de cozinha mesmo. Se eu descobrir algo mais interessante, postarei aqui. Continue nos acompanhando. Grande abraço!

    • Jonathan on

      Ola amigo, já usei óleo de girassol, esses de cozinha mesmo, pq depois de umas 2 ou 3 aplicações e logicamente lavar, fica uma tábua bem legal.
      Abçs a todos empoeirados.

    • Uma boa opção para proteger tábuas de carne é uma mistura de 4 partes de óleo mineral para 1 parte de cera de abelha. Derreta a cera em banho maria e misture o óleo. Depois de esfriar é só passar na tábua de madeira, deixar por mais ou menos meia hora e depois limpar o excesso. Tanto o óleo mineral como a cera de abelha não fazem mal se utilizados em tábuas de carne, colheres de madeira, etc.

    • Thiago Mendes on

      Já vi muita gente utilizando óleo de oliva pra selar/dar acabamento em tábuas de carne.

    • Marcelo Nunes on

      um artifício bacana para a cera de carnaúba é usar uma estufa simples(uma caixa com uma lâmpada). Se dá a primeira demão bem grossa e deixa umas 24 h na estufa, depois passa a segunda e da o polimento. A peça fuca com uma proteção muito boa…
      Já para laca, existe o polimento francês, onde se usa um breu bem fino junto das primeiras demãos de goma, onde este irá “polir” a madeira e aumentando significativamente ombrilho da peça.
      Parabéns pelo site, é uma ferramenta excepcional em português para nós hobbistas!

Deixe um comentário