Aperto do Mandril da Furadeira

4

Hoje vamos de polêmica e uma questão que muita gente levanta: deve-se apertar os três lados do mandril para prender uma broca?

Os que argumentam que não é necessário, observam que o mecanismo do mandril pode ser acionado apertando apenas um lado, já que todas as castanhas movimentam-se juntas. Sendo assim, para que apertar todos os lados, não é?

Mas uma outra pergunta responde: se o aperto de um lado só fosse realmente eficiente, porque razão os melhores fabricantes de ferramentas ainda insistem em fazer três furos para o encaixe da chave?

BINGO!

aperto-mandril-detalhe

É isso mesmo. Pense comigo: em tempos de alta competitividade, onde cada segundo a menos na linha de produção faz a diferença na redução de custos, poderiam fazer apenas um furo! Vamos lá:

1.o MOTIVO para se apertar os três lados de um mandril – Atuando nos três lados, garantimos a centralização da broca de forma realmente efetiva, assim teremos uma máquina mais balanceada em mãos;

2.o MOTIVO para se apertar os três lados de um mandril – Garantir um aperto mais forte e a consequente segurança da broca que, muitas vezes, está girando a 3 mil RPMs.

Além disso, os três furos também servem para balancear a peça, distribuindo o peso por igual, legal esse pequeno detalhe, né?

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado dessa dica. E aproveitem para ver como conservar suas ferramentas como novas em nosso post “como conservar suas ferramentas“.

Compartilhe.

Sobre o autor

4 Comentários

  1. Pesssoal por favor pensem… o que vai acionar o movimento de aperto ou desaperto das castanhas é o giro da cremalheira circular que por sua vez é acionado pela rotação da chave de mandril que poderá esta inserida em qualquer um dos três orifícios… então tanto faz em qual ou em quantos você realiza o giro com a chave.

    Concordo com o que o IUCA comentou.

    • Pois é Roberto… essa é uma eterna discussão, rsrsrs… mas é uma discussão boa tomando uma cerveja gelada durante um churrasco né? rsrsrsrs… Grande abraço!

  2. Caro, na linha de produção de um mandril esses três furos são feitos em frações de segundo por uma máquina. Acredito q eles existam apenas para agilizar a utilização do usuário, de modo q este não precise ficar girando o mandril para encontrar o encaixe da chave. Abraço.

    • Olá Iuca! O aperto simultâneo, além do que foi dito acima, também garante uma melhor vida útil ao mandril, pois o desgaste das castanhas é por igual. Aliás, esse procedimento é orientado pelas empresas! Um grande abraço!

Deixe um comentário