Aperto do Mandril da Furadeira

2

Hoje vamos de polêmica e uma questão que muita gente levanta: deve-se apertar os três lados do mandril para prender uma broca?

Os que argumentam que não é necessário, observam que o mecanismo do mandril pode ser acionado apertando apenas um lado, já que todas as castanhas movimentam-se juntas. Sendo assim, para que apertar todos os lados, não é?

Mas uma outra pergunta responde: se o aperto de um lado só fosse realmente eficiente, porque razão os melhores fabricantes de ferramentas ainda insistem em fazer três furos para o encaixe da chave?

BINGO!

aperto-mandril-detalhe

É isso mesmo. Pense comigo: em tempos de alta competitividade, onde cada segundo a menos na linha de produção faz a diferença na redução de custos, poderiam fazer apenas um furo! Vamos lá:

1.o MOTIVO para se apertar os três lados de um mandril – Atuando nos três lados, garantimos a centralização da broca de forma realmente efetiva, assim teremos uma máquina mais balanceada em mãos;

2.o MOTIVO para se apertar os três lados de um mandril – Garantir um aperto mais forte e a consequente segurança da broca que, muitas vezes, está girando a 3 mil RPMs.

Além disso, os três furos também servem para balancear a peça, distribuindo o peso por igual, legal esse pequeno detalhe, né?

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado dessa dica. E aproveitem para ver como conservar suas ferramentas como novas em nosso post “como conservar suas ferramentas“.

Share.

About Author

2 Comentários

  1. Caro, na linha de produção de um mandril esses três furos são feitos em frações de segundo por uma máquina. Acredito q eles existam apenas para agilizar a utilização do usuário, de modo q este não precise ficar girando o mandril para encontrar o encaixe da chave. Abraço.

    • Olá Iuca! O aperto simultâneo, além do que foi dito acima, também garante uma melhor vida útil ao mandril, pois o desgaste das castanhas é por igual. Aliás, esse procedimento é orientado pelas empresas! Um grande abraço!

Leave A Reply