Como fazer corte reto com serra tico-tico

27

Olá Amigos Empoeirados! Saiu mais uma dica rápida do nosso canal para você aprender um pouquinho mais sobre trabalhos em madeira. Hoje preparamos um vídeo para mostrar como fazer corte reto com serra tico-tico utilizando um gabarito.

Não é fácil fazer um corte longo e reto com a tico-tico. Primeiro porque ela não foi desenvolvida para essa função. Segundo porque é necessário escolher uma lâmina mais larga, adequada ao corte longo que se deseja fazer.

Mas com jeito, dá até para quebrar um galho. Lógico, melhor não cortar chapas de MDF ou compensado pensando em se fazer um armário (mesmo porque você vai acabar com um armário no melhor estilo “caminho de rato”, todo torto e sem esquadro).

Somos também adeptos do “quem não tem cão, caça com gato”. Mas não dá para esperar muito, quando tentar fazer um corte reto com serra tico-tico.

Para peças menores, como esquadrias, por exemplo, é possível se obter um aproveitamento melhor quando se desejar fazer corte reto com serra tico-tico. Para entender melhor, acesse o post que publicamos aqui mesmo há algum tempo atrás: http://goo.gl/PDeuza

E, para esclarecer melhor os resultados obtidos, utilizamos uma ferramenta linha hobby, ou seja, uma serra tico-tico não tão robusta quanto às profissionais disponíveis no mercado.

Bem, vejam o vídeo e entendam um pouquinho mais sobre essa ferramenta que, na nosso humilde opinião, é uma das mais divertidas para se ter na oficina.

Share.

About Author

27 Comentários

    • Ah sim Vinícius! Vimos esse vídeo já… é muito legal e estamos estudando o que ele falou. O que o Leão falou é muito legal e não tinha reparado ainda. A serra anda de lado mesmo, kkkkk… obrigado pela indicação e grande abraço!

  1. Fala empoeirados.
    Tenho uma serra ticotico, acho que da marca skill. Gostaria de fazer algumas mesas e prateleiras com mdf 15mm ou 18mm.

    Vocês acham que colocando uma serrinha fina, não sei qual mas a mais fina que tiver eu consigo cortar essa madeira para que fique retinho sem estragar mdf, pois as vezes que cortei estragava toda aquela parte branca dela.

    Qria estragar o menos possivel para poder usa-las sempre que eu quiser e de formas diferentes. Mas o corte onde compro a madeira é 9 o corte, sairia muito caro, ou esta na media esse preço?

  2. Gostaria de saber qual ferramenta adequada eu compro pra fazer trabalhos caseiros tipo corta, madeira ,plastico ,ferro ,,cerâmica, eu sou mulher e gosto de fazer minhas próprias coisas, me ajudem!!!

  3. ivo gomes cordeiro on

    ola bom dia tenho uma serra circular pequena, mão é sempre mas de vez em quando ela trava e joga a madeira para traz porque? quase que tive um acidente mas foi só escoriações nos dedos quanto a tico tico estou pensando em fazer uma bancada e colocar ela o que vcs me indicam ois estou aprendo a trabalhar com madeira fazendo artesanato mais para robi .

    • Olá Ivo, boa noite! Eu aconselho você a procurar o fabricante e perguntar o que está acontecendo. Não dá para palpitar pois existem muitas variáveis. Quanto a colocar a tico tico na bancada, já vi algumas criações assim. Basta ter cuidado e fazer uma bancada firme que eu acho que fica legal. Claro que sempre seguindo normas de segurança. Aliás, toda segurança é necessária para você curtir seu hobby com alegria! Abraço!

  4. Adilson Barbosa on

    Olá amigos boa noite será que compensa comprar a serra Dewalter DW300 500 Watz por 360 reais para trabalhos caseiros ou sera que compensa comprar uma mais barata por exemplo da Markita ou me indicam outro modelo que já usaram e gostaram?
    Obrigado…

  5. Adarliane Santos on

    Consigo fazer um armário de MDF pequeno 1,60 x80 só com a tico tico manual?

    • Adarliane, na verdade seria mais fácil você comprar o MDF já cortado nas medidas corretas e somente montá-lo. Para fazer cortes retos com a tico-tico é bem difícil mesmo. Tem marceneiros que já vendem as madeiras cortadas. Grande abraço!

  6. Augusto Ferreira on

    Tenho uma tico-tico da Bosch que, sei lá eu por qual motivo, mesmo quando uso uma guia, presa com sargentos, etc., não fica muito legal mas, o pior de tudo é que, em algumas vezes, não só o corte fica fora da linha como a própria serra fica inclinada, como se alguém estivesse “puxando” ela para o lado. O corte chega a ficar em ângulo… Imagino que seja por eu, quando o corte já saiu da “linha” sem que eu tenha notado e eu volte a fazer força para que a base da serra corra paralela à guia, acabe forçando a serra que está presa dentro do corte mas, como não tenho certeza se é realmente isso ou não, achei melhor perguntar para quem entende, hehehe…
    Já passaram por esta situação em que a serra não fica exatamente na vertical e o corte acaba ficando inclinado? Se puderem me dar alguma dica, fico agradecido. Um abraço

    • Olá Augusto! Sim, já passei por essa situação de parecer que alguém está puxando a serra pra fora. Pega leve no avanço da máquina e experimenta usar serras com dentes diferentes para ver qual desvia menos. O avanço é, na minha opinião, um dos segredos da serra tico-tico. Grande abraço!

    • Olá Clarice. A serra tico-tico de bancada tem um recurso que prende a lâmina em cima, evitando que ela torça. Funciona melhor que a tico-tico manual sim. Abraço!

  7. Ai como eu sou burro dá zero pra mim!!!

    Lógico cada ferramenta tem uma funćão específica, corte reto deixa para serra circular, eu sempre quiz saber se o problema era comigo pois todas as 6 serras tico-tico que já tive em minha vida não conseguiam fazer corte reto.

    Valeu pessoal, obrigado pela dica, ela exterminou um problema antigo que eu tinha com a tico-tico.

    • kkkkkkkk… Essa foi boa Paulo! Eu sou adepto de usar a ferramenta certa para cada caso. Quando fazemos de improviso, o resultado é sempre o de improviso. Abraço!

  8. Natanael Braz Jamas on

    Olá turma do empoeirados!

    Com relação ao corte reto com a Tico-Tico é possível fazer sim.
    O segredo é uma máquina boa, uma serra apropriada e com o corte em ótimo estado e, o principal, não forçar a máquina pra que ela não entorte a lamina. Deixe a máquina deslizar naturalmente, sem forçar , empurre levemente a máquina sem pressa. Demora mais porem o corte fica bom.

    • Olá Natanael! Vou testar com um equipamento bom (tenho uma tico-tico da DeWalt e serras da Starrett) e faço o vídeo para testarmos! Agora, a parte de entortar a lâmina é que é bem chatinha, no caso das tico-tico de mão. Meu sonho é ter uma máquina de serra de fita. Quem sabe um dia, não é? Abração!

      • Natanael Braz Jamas on

        Olá Leandro.

        Agradeço por ter lido meu comentário. Novamente parabéns pelo site e as dicas.
        Também quero, um dia quem sabe, ter uma serra de fita ou até mesmo uma tico-tico de bancada, que é bem mais acessível.

        Grande Abraço!

      • Boa noite!

        Leandro, a respeito do corte reto da tico tico tenho uma black&deckerKS 550K
        e estava tentando cortar uma peça de 1,83m de 15mm e entortava direto! Foi onde tive a idéia de cortar uma plaquinha de 6mm e fixar na mesa da tico tico. Fiz um corte bem fininho com uma broca para a lámina da serra passar justo.
        FIxei a plaquinha pelos dois furos da mesa da maquita com parafuso de rosca soberba ou tarrachante como dizem, bem curtinhos para evitar que eles não passaem do outro lado e marcassem a peça a ser cortada. Cortei a peça e ela saiu retinha.
        obs: a plaquinha tem que ser um pouco menor que a mesa da tico tico, pois ela que vai continuar dando encosto lateral .

  9. O que eu costumo fazer é cortar com uma sobra de uns 2 mm e depois usar a tupia com uma fresa rolamentada com guia para acertar o corte.

Leave A Reply