Ad

Aprenda a fazer uma cerca de madeira para seu jardim!

33

Aprenda nesse passo a passo como fazer uma cerca de madeira para seu jardim!

Já faz um tempo que eu estava querendo criar um espaço para plantar alguma coisa. Meu quintal só tem terra e grama, estava sentindo falta de cores! Com a vinda da cadelinha “Nina”, não tem jeito, com esses bichos não sobra nada para contar história!

Com algumas ripas de madeiras e um dia, dá para fazer uma cerca para seu jardim bem legal. Além de ficar esteticamente simpática, separa o espaço do seu cachorro e o jardim, cada um no seu canto, certo?! E o melhor, todas essas ripas teve custo zero! Aqui perto de casa tem uma madereira e vire e mexe eu passo em frente e vejo essas sobras de ripas. São sobras de vigas que eles acertam e jogam fora, dá para fazer miséria! Oba! Então, bora, bora!

Lista de materiais para a cerca de madeira do seu jardim:

– Ripas de madeira com 800mm (altura) x 50mm (largura) x 6mm (espessura). Para esse projeto usei 26 peças;

– Ripas de madeira com 950mm (altura – 150mm vai enterrado) x 50mm (largura) x 20mm (espessura). Para esse projeto usei 5 peças;

– Pregos e parafusos com arruela e porca;

– Um pouco de Piche (vamos usar somente nas ripas que serão fincadas na terra);

– Tinta a base de água branca e pincel.

Só reforçando que essa quantidade foi que usei para o meu espaço. Antes de sair cortando tudo, meça sua área e faça um rabisco no papel, vai ajudar e muito! Lembre-se pessoal, planejamento antes de qualquer coisa, é essencial.

E mãos a obra!

Em primeiro lugar, corte todas as ripas de madeira nas medidas que definiu no seu projeto. Repare que elas não são iguais, a espessura, as vezes a largura, no meu caso sem problemas, pois como peguei na faixa na madereira, procurei selecionar as melhores e mais parecidas, mas mesmo assim sempre tem uma pequena diferença. Se comprar, claro, vai ficar perfeito!

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-01

Fiz um gabarito na minha serra tico-tico de bancada para facilitar e também deixar padronizado o corte na parte superior, assim fica tudo igual. Veja o detalhe na foto e se quiser mais detalhes, me manda um email no contato@empoeirados.com.br que envio o vídeo que fiz.

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-02

Olha o resultado. Fica bem legal!

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-03

Nas ripas que serão fincadas na terra, fiz um corte no “olhometro” mesmo.

Não se esqueça: antes de fixar na terra, aplicar o Piche na parte que será enterrada. Utilize um pincel e não deixe de ler as recomendações no verso da lata.

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-04

Utilizei um outro pedaço de madeira que tinha na oficina para deixar os espaços padronizados.

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-05

Fixei na minha bancada, um pedaço de madeira na parte de cima para as ripas ficarem alinhadas na altura.

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-07

Na parte debaixo também, mesmo esquema.

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-08

Na montagem, utilizei prego nas ripas mais finas e as ripas mais grossas (onde fincarei na terra) fixei com parafuso, arruela e porca para ficar mais resistente.

Um detalhe importante: veja que na hora de montar fixei somente um prego, assim se precisar fazer algum ajuste fica mais fácil tirar. Depois que preguei tudo (com um prego só) e vi que estava tudo certo, coloquei o segundo prego!

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-06

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-09

Nas ripas mais grossas, furo para fixar o parafuso, arruela e porca.

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-10

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-11

Nessa minha cerquinha, resolvi colocar uma portinha para facilitar a entrada. Até dá para pular, mas estou ficando velho…rs Sem segredo, dobradiça e parafusos atarraxantes.

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-12

Olha o resultado que legal! Para juntar as duas cercas, tive que colocar um “enforca gato” (veja no detalhe) para segurar melhor as duas partes. Até daria para fazer uma junção com madeira, mas achei que dessa forma resolveu bem.

Essa cerca fiz em 4 partes (frente, lateral, porta e outra parte que termina com o portão). Essa última parte, tive que deixar inclinada para o portão cinza abrir. Fixei-a também com o enforca gato na grade.

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-13

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-14

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-15

Lembra daquele guia que comentei acima para deixar alinhado a cerca? Pois bem, fica tudo alinhado!

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-16

E o resultado final! Agora é plantar!

Bom para as plantas e ruim para o seu cão! Até 2014 pessoal!

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-17

Aprenda-a-fazer-uma-cerquinha-para-seu-jardim-18

Share.

About Author

33 Comentários

  1. Exatamente a cerca que eu preciso.
    Porem não enccontro alguem que faça e eu possa comprar…
    será que tem alguem que faça uma para mim?

    adriana 21 78400404

  2. Descobri o site de vocês faz umas duas semanas vendo como fazer uma cerca para impedir que minha cadela vá para a horta. Já assisti vários vídeos de vocês e gstei muito de todas as dicas!
    Estou fazendo um portãozinho com ripas de pinus (como essas que vocês usaram, só que estão “arrepiadas”) e toras de escora de eucalipto (com casca para fazer palanques para a cerca, que será com tela de galinheiro) . Quero envernizar tudo, mas estou com dúvida de quais lixas usar, se preciza selador e como envernizar. Me dêem uma luz!
    Abraços

    • Olá Leonardo! Em primeiro lugar, não vou fazer nenhuma piadinha que envolva dupla sertaneja famosa porque você, assim como eu, já deve ouvir muitas, kkkkk… Bem, quanto ao eucalipto, se desse, eu tiraria a casca. Depois disso, começaria com uma lixa para madeira no. 60, em seguida a 100 e no máximo uma 120 para acabamento. Não precisa usar seladora mais por causa de ser um trabalho que não exige um acabamento de móvel. Um verniz, ou mesmo um stein, dá conta de conservar sua madeira. Depois você retoca uma ou duas vezes ao ano. Mas deixo uma pergunta para você: porque você não pinta de branco? É que eu, particularmente, gosto das cercas de jardins pintadas de branco. Grande abraço e obrigado por nos seguir!

  3. Irinaldo Dantas on

    Olá Luciano! Demais esse passo a passo. Tô precisando de uma dessa pro meu jardim, justamente porque também tenho um cachorro que fica solto no quintal à noite. Vou seguir esse seu passo a passo pra tentar construir uma.

  4. Hildo Antônio on

    Parabéns pelo material do blog, muito bom, essa cerca vou fazer em casa para cercar um jardim dos meus cachorros.

  5. Carlos Alberto on

    Luciano,
    Admirei nuito sua cerca, só que eu preciso fazer uma dessas no meu terraço, entre duas paredes paralelas e o chão de ardósia para proteger as plantas do meu amigão poodle “Thor”, só que não sei como fixar a cerca junto as paredes. segue informações sobre o meu problema: o vão entre paredes é de 4,90m, meu cachorro está com uma altura de o,40m. Por favor, gostaria muito que você me ajudasse. Agrdeço antecipadamente,

    Beto Oliveira

  6. Olá Luciano,

    Gostei muito do seu projeto. Estou precisando fazer uma cerca e essa que você fez se encaixa perfeitamente na minha necessidade. Já várias, mas a sua foi a melhor. Vou tentar executar o proejeto e parabéns!

  7. Qual o tipo de madeira vc usou? Preciso fazer uma cerca para cercar 21 metros quadrados por que meus cachorros castigam meu jardim, gostaria de usar cercas de 50 centímetros de altura, como vai ficar exposta a chuva e sol, que tipo de madeira devo usar? O que usar para impermeabilizar a madeira?

    Grata!

    • Oi Mazé, tudo bem?
      Olha, usei ripas, tábuas de madeiras, aqueles usadas para fazer telhado mesmo (peguei sobras). Mas pode usar de repente cambará, cedro, eucalipto por exemplo. Quando for comprar vá numa madereira e explique para que você precisa, as vezes eles te indicam uma até melhor.

      Para proteger melhor, eu usei piche no rodapé (onde ficou enterrado) mas pode usar aquele óleo de linhaça também. Da pintura, a tinta que usei é para uso externo e protege da umidade. Mas de repente você pode passar seladora, envernizar, quanto mais demão der, melhor a durabilidade. Boa sorte! Abraço.

    • Olá Adriano, boa noite! Cara, e se eu falar que não filmamos a construção da cerquinha, você acredita? Infelizmente não temos como enviar. Mas, caso tenha dúvidas, podemos lhe ajudar. Basta entrar em contato com a gente! Grande abraço!

  8. Olá Rapazes!

    Vi o blog de vocês pela primeira vez, ontem e já virei visitante habitual.
    Gostei do jeito despojado e bem humorado dos textos. Parabéns pelo blog!
    Abraços!
    Angelo

  9. Olá, Luciano.
    achei muito legal esse seu projeto e me ajudou muito com o que estou planejando,
    Parabéns e obrigado.

  10. Ola Luciano parabéns pelo cercado (lembrei das casas Noroeguesas rsrsr) Passa o Video pra min de como foi realizado o trabalho, estou precisando realizar algo
    Boa noite Bicho! Emais uma vez parabéns.

    • Pereira, parece mesmo não né? A ideia foi essa mesmo, mas esse tipo de cerquinha fica bem legal em qualquer ambiente. E não é difícil fazer, certo? Obrigado pelo comentário! Se fizer aí, manda para a gente ver!

Leave A Reply