Como escolher o melhor parafuso Kreg para o seu projeto

0

A gente, como todo bom aprendiz, tem muita dúvida quando precisamos escolher parafusos para nossos projetos. É tanta variedade que sempre nos atrapalhamos. Além disso são muitas nomenclaturas que só nos confundem: escareados, panela, chata, fenda, phillips, rosca soberba, atarraxante, etc, etc, etc…

Por isso quando conhecemos os produtos Kreg viramos fãs. A qualidade dos gabaritos já fala por si. Mas a paixão veio mesmo quando entendemos os parafusos Kreg. eles conseguiram criar um sistema inteligente e, com poucas variações, esses parafusos garantem encaixe para infinitas possibilidades de projeto. Ou seja, com apenas um tipo de bit (que são as ponteiras-chave para máquinas parafusadeiras) você pode montar tudo.

Como percebemos isso somente depois de algum tempo trabalhando com madeira e montagem de projetos, decidimos fazer um material detalhado sobre como proceder na escolha dos seus parafusos Kreg. Esperamos que esse material seja muito útil aos nossos amigos.

Esses 4 passos que seguirão abaixo são criação da própria Kreg. Como achamos muito esclarecedor, nós traduzimos para o português para nossos amigos e leitores do blog Empoeirados.

Passo 1: Composição

Os parafusos Kreg estão disponíveis em duas opções de acabamento, que formam a composição do produto: acabamento zincado e acabamento “blu-kote” (ou revestimento anti-corrosão).

Parafuso Kreg Zincado

Sendo assim, primeiro decida se o seu projeto será de uso interno ou externo. Se for um projeto de uso interno que não ficará exposto ao tempo, chuva, sol, umidade, escolha o acabamento zincado, que são os parafusos metálicos.

Parafuso Kreg Azul

Se o seu projeto for ficar exposto ao tempo (cadeiras de piscina, cadeiras para varanda, decks, bancos de jardim, etc.) escolha o acabamento anticorrosivo, chamado de “blu-kote”. São parafusos com uma tinta que os deixam azuis ou marrons-claro.

Passo 2 – Tipo de rosca

Existem apenas dois tipos de rosca nos parafusos Kreg, e o critério para decidir entre qual usar é bem simples.

Parafuso Kreg Rosca Fina

Se o seu projeto for utilizar madeiras duras como peroba, ipê, sucupira, garapeira, cambará, escolha os parafusos Kreg de rosca fina. Esse tipo de rosca proporciona um “agarre” melhor ao material, garantindo uma junção forte e firme.

Parafuso Kreg Rosca Grossa

Caso utilize madeiras macias como caixeta, pinus, cedro-rosa, ou mesmo painéis industrializados como MDF, MDP, compensados, etc, escolha os parafusos Kreg com rosca grossa. A rosca grossa é mais agressiva e cortam melhor as fibras porosas desse tipo de madeira e garante a força ideal para essa junção.

Passo 3 – Cabeça

Existem dois tipos de cabeça nos parafusos Kreg.

Parafuso Kreg Cabeça Flangeada

Os parafusos com cabeça flangeada são os mais utilizados na maioria dos trabalhos com os gabaritos Kreg. Além disso, a parte de baixo da cabeça é plana, o que evita o trincamento da madeira e o aperto excessivo que danifica a superfície do material. Essa cabeça é a escolha correta para materiais com mais de 16mm de espessura.

Parafuso Kreg Cabeça Panela

Já os parafusos com cabeça panela são indicados para materiais mais finos (abaixo de 16mm). Essas cabeças têm um diamêtro menor que a cabeça flangeada, o que acomoda melhor em materiais estreitos. Além disso, o corpo do parafuso com cabeça panela é ligeiramente mais fino, com menor propensão de causar o trincamento da madeira.

Passo 4 – Comprimento

A escolha do comprimento dos parafusos Kreg é muito simples e depende da espessura do material que está utilizando em seu projeto. Todos os gabaritos acompanham um manual em cujo conteúdo está publicada uma tabela de referência para escolha do comprimento adequado.

Alguns manuais estão disponíveis gratuitamente aqui no blog e a tabela é a mesma da imagem abaixo. Como o furo é feito de forma inclinada, o uso da tabela é a forma mais segura de escolher corretamente o comprimento adequado.

Tabela Parafusos Kreg

Características dos parafusos Kreg

Todos os parafusos Kreg possuem as mesmas características de qualidade, descritas na imagem abaixo.

Parafuso Kreg

São elas que fazem a fama nos parafusos Kreg. São produtos fortes, que não quebram ou entortam, além de serem muito resistentes à ação do tempo.

Outra diferença importante é que eles são auto-perfurantes, ou seja, dispensam o pré-furo até mesmo em madeiras muito duras. Um passo a menos em seu trabalho!

Enfim, deixamos também à sua disposição um material mais detalhado sobre os parafusos Kreg no link http://www.empoeirados.com.br/downloads/manuais/

Guia de escolha dos Parafusos Kreg

E como não poderia deixar de ser, também fizemos um vídeo esclarecedor publicado em nosso canal do Youtube, disponível abaixo.

Se gostou, não esqueça de compartilhar. A divulgação boca-a-boca é importante para que possamos continuar nosso trabalho de divulgação de informação de qualidade.

Compartilhe.

Sobre o autor

Deixe um comentário