MDF, MDP, Aglomerado ou Compensado? Que bichos são esses?

11

Olá pessoal! Existe muita dúvida sobre as diferenças de MDF, MDP, aglomerado e compensado. Por isso nos arriscamos a explicar os principais pontos no vídeo de hoje. Para aqueles que se perguntam “MDF ou MDP”, esperarmos esclarecer alguns pontos para que você veja a diferença entre MDF e MDP e possa, por si mesmo, decidir qual tipo utilizar.

Não se trata de uma super enciclopédia, mas tentamos fazer um vídeo onde vocês possam aprender pelo menos a identificar os tipos e painéis disponíveis no mercado.

Lemos e pesquisamos sobre o assunto, mas qualquer informação extra será muito bem vinda. Já sabem que a proposta do blog é sempre acrescentar informação. Por isso, se tiver algo a acrescentar, é só comentar aí embaixo.

Como o assunto é cheio de detalhes e informação, que tal clicar no play agora mesmo e aprender um pouco mais, hein? Boa diversão!

Compartilhe.

Sobre o autor

11 Comentários

  1. Leonardo R. Zanella on

    Pelo que sei MDF significa Medium Density Fyberboard em inglês, ou seja, prancha de fibra de média densidade. No Brasil esse é o único tipo de prancha que encontramos. Em países com tradição em marcenaria como os Estados Unidos, encontra-se outros tipos como HDF (High Density Fyberboard) que apresenta maior resistência mecânica, ampliando suas aplicações, bem como o LDF (Low Density Fyberboard) que é menos resistente.
    No mais, conheci recentemente o site e estou adorando, ampliando muitos as técnicas e conhecendo as ferramentas desse hobby maravilhoso!
    Parabéns!

    • Legal Leonardo! Eu só conhecia o MDF. Vou ver se consigo encontrar as variações por aqui. Será bem legal se eu encontrar!!! Um grande abraço e obrigado por nos acompanhar!

  2. Isaac Saulo on

    Olá Leandro e Luciano!
    Meu nome é Isaac, estou entrando no ramo da marcenaria agora, tenho apenas 16 anos, e já estou montando minha mini marcenaria hobby, e essa canal está me ajudando e muito… Meus parabéns pelo trabalho de vocês… Me incentiva muito… E mais uma dúvida esclarecida … Obrigado continuem nessa força e alegria …
    Deus abençoe.

  3. Altair Costa on

    Obrigado, Leandro. A dúvida foi esclarecida. Abraços e parabéns pelo site. Estou sempre acompanhando os vídeos e as dicas.

  4. Altair Costa on

    Leandro, pelo que eu já li, existe uma diferença entre o aglomerado e o MDP. O MDP é formado por partículas de madeiras de tamanhos diferentes; as mais grossas ficam no centro do painel e as mais finas são colocadas próximas da superfície para melhorar o acabamento. O aglomerado é formado por resíduos de madeira, como pó e serragem, daí vem a sua qualidade inferior em relação ao MDF e MDP, No vídeo, você diz que o MDP é o antigo aglomerado. Por favor, pode esclarecer essa dúvida? Obrigado.

    • Olá Altair! Obrigado por adicionar a informação. Sim, o MDP ele tem o processo de produção que concentra as partículas maiores no miolo do painel, e as partículas menores revestem esse miolo para melhorar o aspecto do acabamento. Segundo pesquisamos, o painel de aglomerado tal como era feito antigamente teve a produção aprimorada. Agora a nomenclatura mudou para MDP, mas a aparência é bem parecida com o processo antigo. Vou procurar saber melhor, mas acho que o aglomerado antigo, aqueles que esfarelavam-se facilmente, não são mais produzidos. Grande abraço!

Deixe um comentário