Ciclone para aspirador de pó

29

O projeto de hoje é um protótipo para mostrar o princípio do Ciclone que marceneiros usam para otimizar a capacidade de carga do aspirador de pó. É uma proposta simples mas eficiente, que vale a pena dar uma olhada. Assim você poderá desenvolver o seu próprio ciclone e até com um recipiente maior… legal né?

Nesse projeto usamos as seguintes peças:
– Flange de 1 1/2 pol
– Válvula de pia
– Adaptador de válvula de pia que encaixe no bocal do seu aspirador de pó
– Conector de mangueira de 1 1/2 pol
– 2 metros de mangueira de aspirador de 1 1/2 pol

Já as ferramentas são bem básicas:
– Serra copo ou broca chata para abrir o furo na medida de suas peças (Compre agora seu conjunto de brocas chatas)
– Furadeira
– Arco de serra (Compre agora o seu Arco de Serra)

Agora é só por a mão na massa para desenvolver o seu próprio Ciclone!

0%
0%
Gostou? Dê seu voto!
  • User Ratings (49 Votes)
    8.6
Compartilhe.

Sobre o autor

29 Comentários

  1. giovane fogaça on

    gostaria de saber se aumenta a forca de sugar e apartir de que potencia posso usar o ciclone

    • Oi Giovane… não aumenta a força de sucção. Pode usar potência qualquer, mas se for muito forte, talvez encolha o balde e você tenha que fazer uma armação por dentro. Abraço!

  2. Olá, vi que o vídeo foi bloqueado por direitos autorais, por acaso pretendem desbloquear ou fazer novo vídeo?

    • Olá Rodrigo! Realmente o vídeo está bloqueado. Nós vamos liberar mesmo, mas vamos ter que editar novamente. Até o final de janeiro ele volta. Abraço!

  3. Boa noite, comprei os materiais e não consigo mais assistir o vídeo, pode me ajudar por favor?

  4. Ricardo dos Santos on

    Bom dai Leandro, gostaria de saber se tem uma potencia minima do motor do aspirador para fazer um desse, pergunto pois tenho um aspirador da “Patroa” e gostaria se possível usar o mesmo, sem precisar comprar ja um maior.

    • Olá Ricardo! Não tem uma potência mínima. Se fizer um vácuo perfeito (não deixar vazamento), a força continua praticamente a mesma. Alguns projetos prometem até aumentar a potência do aspirador, mas nunca testamos (está em nossa lista). Grande abraço!

  5. Alexandre on

    Amigos, tenho uma dúvida. Vi alguns outros projetos e percebi que diferentemente do que vocês apresentam, eles conectam o ciclone ao aspirador de pó utilizando o cano mais comprido e usam o cano que fica mais algo para conectar a mangueira que vai recolher a serragem. Vocês saberiam explicar a diferença dos princípios utilizados em cada modelo? Obrigado.

    • Olá Alexandre! Não sei a diferença infelizmente. Mas o cano que recolhe a serragem é que deve ficar mais embaixo, pelo que nós estudamos aqui. Esse ciclone foi um projeto nosso para fazer algo um pouco mais simples do que encontramos e entendemos que o cano do aspirador deve ficar mais alto para que a sujeira não seja sugada para dentro dele, mas fique dentro do reservatório. Tem funcionado bem e aumenta bem a capacidade de reserva. Se tiver um projeto e puder nos mandar, ficaremos agradecidos, pois realmente queremos melhorar o projeto. Um grande abraço!

  6. Rogério Tavares on

    olá tudo bom fiz um usando a ideia de vocês muito obrigado, porém não consigo usar porque
    toda vez o balde deforma será que é por causa do balde ser pequeno de 14 litros e teria que usar um maior
    ou é porque o balde e mole mesmo, estou até pensando em utilizar um tambor que tenho de 50 litros que uso
    para armazenar água, será que vocês tem ideia do porque do balde está deformando, obrigado.

    • Olha só Rogério, os tambores de plástico deformam mesmo. Principalmente se a sucção que vem do aspirador for mais grossa que aquela que aspira o pó. O nosso balde estrangulou também, mas somente quando tapamos a sucção de pó (pois o vácuo fica forte). Já vi algumas ideias onde as pessoas fizeram um tipo de armação de ferro de construção (1/4 aparentemente) em formato de gaiola. Assim a armação faz com que o tambor não esmague. Experimente no tambor maior, mas eu acho que mesmo assim vai esmagar, então a armação de ferro é uma boa ideia. Abraço!

  7. Bacana o projeto, construí um, não sem dificuldades, principalmente por causa do bocal do aspirador que não em medida padrão, mas encontrei uma válvula que tivesse que encaixou bem, nem precisei do adaptador. Executei o projeto com medidas um pouco maiores (flange de 40mm). Consegui o vácuo, no entanto em alguns pequenos problemas que peço ajuda.
    1. o vácuo às vezes deforma o balde
    2. o balde não se mantém em pé por causa do peso, tanto da mangueira que vem do aspirador quanto da mangueira que sai do ciclone. Como posso resolver esse problema.

    Pergunta: sem o paninho (filtro) na válvula toda sujeira vai para o aspirador

    • Olá Jorge! Sem o filtro, uma boa parte da sujeira vai para o aspirador, mas não tudo. O vácuo é um problema mesmo com esses baldes de plástico. Mas o nosso só deforma se tampar a sucção com a mão, por exemplo. Talvez a mangueira de sucção sua tenha ficado mais fina que a mangueira do aspirador. Já vi um site na internet que o cara fez uma armação com ferro de construção daqueles mais finos (1/4 de pol. se não me engano) para ser colocado por dentro. Funcionou legal. Agora, para o balde parar de tombar, pode fazer duas coisas: 1. – Arranjar um balde maior e mais pesado como o que nós utilizamos; 2. Fazer um suporte de madeira mais pesado e parafusar o balde nele. Só vai ter que vedar bem os furos do parafuso para que o vácuo continue eficiente. Abraço!

  8. VILSON LEANDRO on

    AÊ PESSOAL, MUITO BOM! CURTI ABEÇA. DESEJO QUE TENHAM CADA VEZ MAIS IDÉIAS. E QUANDO SE FALA EM DICA DE SOBREVIVÊNCIA, NO MUNDO URBANO E SEM EMPREGO, É COMO SE ESTIVESSE EM PLENO RIO CHEIO DE PEIXE SEM UM GRAVETO PRA PESCAR. UM FORTE ABRAÇO.

    OBS.: QUE PRA CADA AJUDA DESSAS GOSTARIA MUITO QUE DEUS AUMENTASSE A VIDA E A SAÚDE DE VOCÊS EM DEZ VEZES.

    • Olá Vilson! Muito obrigado pelos comentários! Ideias temos bastante! Esse ano vai ser ainda melhor que em 2015. Abraço e continue nos seguindo!

Deixe um comentário