Como fazer quadro de ferramentas com madeira pinus!

58

Olá amigos Empoeirados! Hoje vamos mostrar para vocês como fazer um quadro de ferramentas com madeira pinus e eucatex perfurada (ou peg-board) – parecido com aquele que fizemos no vídeo:

O processo é praticamente o mesmo. Esse quadro ele é um pouco diferente, tem uma divisória abaixo, a fixação é de outra forma, enfim, um passatempo gostoso e o melhor, sua oficina organizada!

Lista de materiais para fazer quadro de ferramentas com madeira pinus:

– 03 pedaços de Pinus na medida 1550mm(comp) x 75mm(larg) x 25mm(esp) – para o topo, rodapé e divisória embaixo (onde estão os vidros);
– 02 pedaços de Pinus na medida 700mm(comp) 75mm(larg) x 25mm(esp) – para as laterais;
– 01 pedaço de Pinus na medida 90x75x25mm – divisória no meio;
– 01 pedaço de Pinus na medida 1600x75x25mm – parte do topo para fixar seu quadro (você pode fazer de outra forma, fixando pelas laterais por exemplo);
– 01 placa perfurada para painel expositor na medida 1600x600mm. Quando comprar repare que você terá ele na cor “cru”, ou seja, marron e uma outra opção na cor branca. Nesse projeto eu usei o lado branco.
– Gancho em “L”- para o reforço na estrutura;
– Parafusos, pregos, lixas e seladora ou verniz se quiser.

Ferramentas:

– Máquina de serra Tico-Tico ou serrote (daí vai da sua disposição!…rs);
– Furadeira ou parafusadeira;
– Esquadro;
– Nível;
– Martelo.

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-1
Corte todas as peças que vai utilizar. Use uma serra tico-tico ou corte no serrote mesmo.

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-2
Esse chanfro, fiz no olho mesmo, mas você pode fazer o grau que quiser, arredondado, duas partes, enfim, a criatividade é sem limites!

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-3

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-4
Antes de fixar, monte o quadro numa mesa ou no chão mesmo, para ver se tudo está certo e batendo conforme o projeto. Essa hora é importante, pois se precisar fazer algum ajustes, a hora é essa.

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-5

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-6

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-7
Utilize um grampo para fixar as peças e ficar mais fácil na hora de furar e aparafusar para fazer quadro de ferramentas. Lembre-se de usar o esquadro e nível para ver está tudo de acordo. Fixe uma parte, meça com o esquadro, fixe a outra, meça novamente. Não tenha pressa.

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-8
Medindo com o nível…

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-9
Antes de fixar o parafuso, fure com uma broca 1mm ou 2mm menor do que o parafuso que vai colocar, assim a madeira não corre o risco de trincar.

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-10
Com uma broca maior (meça a cabeça do parafuso antes e utilize a broca correta) dê uma escariada para o parafuso ficar rente a madeira. Se tiver um escariador, melhor ainda!

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-11
Fixe a placa perfurada com pregos. Prenda com um grampo para não correr o risco da sua peça se mover.

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-12

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-13
Neste projeto, tive a necessidade de incluir uma peça no topo para fixar na minha oficina e duas peças menores no rodapé para dar equilíbrio. Veja antes como vai fixar, é importante.

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-14

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-15
Uma última olhada para ver se está tudo certo antes de fixar.

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-16
Para ficar bem firme o quadro de ferramentas, utilizei essa peça em “L”, muito utilizado em armários – alguns dizem que se chama escápula – só para dar um reforço a mais.

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-17

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-18

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-19

Aprenda-a-fazer-um-quadro-de-ferramentas-de-pinus-20

É isso. Quadro fixado, ferramentas postas, oficina limpa e pronta para empoeirar mais um pouquinho!…rs

Até a próxima pessoal. Abraços.

Compartilhe.

Sobre o autor

58 Comentários

  1. Olá! Pode me dar uma ajudinha? Vou decorar um stand com esse painel de eucatex perfurado, e queria saber qual tipo de gancho posso usar pra pendurar quadros nele. Obrigada desde já! Abraços e parabéns pelo site!

  2. Bom dia, vocês saberiam me dizer se existe esse peg-board com espessura maior? Vi esse eucatex perurado hoje e achei muito fino, além de os furos terem um diâmetro muito pequeno para o que eu preciso.

    • Olha, nós nunca vimos. Essa furação e espaçamento são padrões pois outras empresas vendem os arames. O nosso tem 3mm de espessura e aguenta bem a força que as ferramentas fazem. Eu tenho chave grifo, réguas de aço, esquadros (vários) de aço, maleta de ferramentas e mais, pendurados no mesmo quadro já faz mais de um ano e nada caiu e nem ameaçou cair. Procure outras opções pois pode ser que o que vc viu seja de qualidade mais fina mesmo. Procure os da marca Eucatex. Abraço!

    • Olá Vitor! Infelizmente não fazemos para vender por isso não fazemos ideia de quanto custaria. Mas não é difícil de fazer não, basta seguir o passo-a-passo. Abraço!

    • Olá Vitor, se você for de Itu (tem um amigo meu com o mesmo sobrenome Stucchi que mora em Itu) no Gonzaga Madeiras você encontra. Caso contrário, em madeireiras eles devem ter! Não é difícil de encontrar não! Abraço!

  3. clayton Aguilar on

    Olá, assisti seu video e gostei muito, gostei tanto que resolvi fazer em casa, só que aqui onde eu moro não temos Pinus, qual ou quais outras madeiras podem ser substituidas pelo Pinus??? Obrigado!!!

    • Olá Clayton, pode usar caibros de eucalipto mesmo. São uma boa opção. Se não encontrar, vá até uma madeireira de sua região e veja as opções disponíveis. Cambará, garapeira, são madeiras utilizadas em telhado e são boas para fazer esse quadro. Abraço!

      • Clayton Aguilar on

        Muito Obrigado Leandro Causo, tenho mais uma pergunta, como se chama o nome desses ganchos que encaixam na tela?? Pode me recomendar algum lugar que eu poça pedir?? Aqui na minha cidade não achei os ganchos…
        Terminei o quadro, ficou muito bom graças as instruções de vocês…
        Obrigado.. Só me falta os ganchos. :S

        • Olá Clayton, que legal que terminou o quadro! Agora, sobre os ganchos… booooa pergunta. Aqui na minha cidade eu comprei em uma loja de parafusos e ferragens. Mas não é fácil de encontrar não. Quando eu encontrei, comprei um monte para guardar, rsrsrsrs Mas tenta na loja de parafusos talvez vc encontre. Abraço!

  4. Hugo Lima on

    estou perdido até as 4h da manhã conhecendo i site de voces. Cada projeto sensacional, um melhor que outro. Adoro esse mundo do faça você mesmo, coloque a mão na massa, trabalhar com madeira e etc. Em casa me dedico ao máximo, sempre que sobra um tempinho, para fazer meus projetos como os que vocês apresentam aqui. Ainda estou longe do nível de vocês, mas chego lá.

    Queri aproveitar para pedir umas dicas. Aqui vai. Tenho uma daquelas estantes de ferro, otimas para bagulhos e ate mesmo decoração, se souber usar. Entretanto, a minha já está enferrujando muito as prateleiras. Minha ideia era de usar a estrutura, sendo as quatro “colunas”, pintá-las e substituir as prateleiras de ferro por prateleiras de madeira. São 5 prateleiras nessa estante, podendo colocar mais ou menos, mas pretendo colocar as 5. Ficaria então uma estante de madeira com estrutura em ferro.

    Problemas: dependendo da madeira, pode ficar muito pesada a estante; a madeira, dependendo de qual, pode empenar ou rachar. Preciso então de uma madeira leve, resistente e que não empene. Por que não dizer também uma madeira barata? Hehehehe… O que vocês me sugerem usar? Pinus ou eucalipto talvez? Como vocês fariam?

    Quero também deixar a madeira escura. Como posso alcançar isso?

    No mais, parabéns novamente pelo trabalho. Já sou fã e espero aprender cada vez mais com a experiência de vocês.

    • Olá Hugo! Pelo que você descreveu, acho que vai ficar nota 10 a sua prateleira, né? Fui na Tok & Stock um dia desses e vi umas estantes mistas e ferro com madeira, com acabamento envelhecido, que ficaram muito bonitas! O Pinus é uma ótima madeira para fazer o seu projeto. Ele é leve e dá conta do recado. Se você encontrar caixeta, é ainda mais interessante, já que é uma madeira super leve e fácil de trabalhar. Para escurecer a madeira, procure em lojas de tintas produtos como o stein. É vendido em muitos tons (imbuia, mogno, ipê, etc) e é muito fácil de aplicar. Madeiras em geral empenam mesmo, mas procure comprar pinus de qualidade. Aqui em Itu tem uma madeireira que vende tábuas de pinus sem nó. Uma mais linda que a outra. Se por acaso morar aqui por perto, dá uma passada no Gonzaga Madeiras, ok? Grande abraço e boa sorte com seu projeto!

  5. Olá galera, tudo bem? estou fazendo o quadro de ferramenta inspirado no seus gostaria de saber qual a medida do sarrafo de pinos utilizado para fazer o suporte que coloca as limas e formões.

    abraços, valeu.

    • Olá Claudio! Depende do tipo e modelo de suas limas e formões. O sarrafo que utilizamos no vídeo tem (tinha, porque já não o temos mais, rsrsrs) 7 cm x 2 cm.

      Abraço!

  6. Carlos Cesar Machado on

    Exaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaatamente o que eu precisava! Muito obrigado e grande abs!!!

  7. Que legal, muito bacana!
    Parabéns!
    Gostei desses grampos pequenos que vocês usaram para prender o gabarito, deixando no esquadro. Onde encontro esses “grampinhos”?
    Grato
    Emerson

  8. Excelentes dicas. Parabens!

    Uma duvida: não consigo achar o painel perfurado para comprar. Onde posso encontrar? Moro do rj

  9. Luciano, boa tarde!
    Parabéns pelos vídeos e boas idéias…….gostaria de saber como se chama este forro preto e furadinho que você coloca por cima da bancada..
    Sucesso

    • E aí Lucas! Legal que gostou 🙂
      Olha só, esse suporte até dá para fixar, mas o ideal é fazer igual o pessoal da Oficina de Casa fez, ao invés do perfurado que usei no meu, fazer em compensado ou MDF mesmo. Pois talvez, o perfurado não aguente muito tempo… Nesse que eu fiz, eu prefiro aquele suporte que criamos no quadro de ferramentas, você viu esse episódio? Procura lá no Youtube no nosso canal… Abração e boa sorte aí!

  10. Marlon Ramalho Bolzan on

    Luciano, por gentileza, estou tendo dúvidas referente a fixação do quadro na parede, sou técnico em informática, e estou com intenções de fazer uma quadro igual ao seu, porem em escalas reduzidas, comprei uma folha inteira do Alcatex Perfurado, acha que é necessário duplicar a folha para ficar mais resistente? a area utilizavel do painel estou querendo utilizar nos tamanhos 160×60 o que acha? aguardo

    • E aí Marlon, tudo irriba? Legal, vai te ajudar muito aí na organização. Olha só, duplicar o Eucatex, acho que não precisa, ele é resistente. A não ser que coloque muito peso ou muitas ferramentas penduradas, daí sugiro duplicar. Mas se me permite, você pode de repente fazer com uma chapa de MDF ou Compensado por inteiro, igual temos na oficina que gravamos. Já deu uma olhada como é? Veja se consegue ver nos vídeos, se quiser posso te enviar uma foto com mais detalhes. Se quer resitência talvez seja o caminho… Enfim, monta aí e depois mostra para a gente! Boa sorte aí! Abs…

  11. Olá, tudo bem?

    Gostaria de saber se esse tipo de quadro de ferramentas suporta ferramentas de uma oficina mecânica, porque tenho uma oficina de conserto de máquina de solda e uso muitas ferramentas pesadas?
    Parabéns o quadro ficou muito organizado!!!

    • Olá Elias, tudo bem? Legal que gostou do quadro, ficou bem bacana né? Essa organização ajuda e muito! Das ferramentas, depende o que você tem aí, o compensado perfurado não é muito resistente não, talvez o ideal é você fazer em uma chapa de compensado aqueles de 15mm, cole dois, assim ele fica com 30mm e bem resistente. Dê uma olhada nos nossos vídeos e ao fundo temos um quadro desse tipo, se quiser posso te enviar algumas fotos para ver mais detalhes, me manda um e-email no contato@empoeirados.com.br. Valeu!!

  12. Para comprar o pinus tem algum tipo específico? Existe pinus de baixa e alta qualidade?

    Digo isso, pois o que você usou é bem bonito, liso e parece ser mais denso.

    Hoje mesmo eu comprei um pontalete de pinus para fazer um estrado para meus cachorros dormirem e, mesmo aparelhado, ele não ficou bonito.

    Obrigado!

    • Fábio, beleza aí?
      Carinha, pinus geralmente tem que escolher bem, pois eles entortam muito fácil. Esse quadro que fiz, uma parte ficou meio torta. Minha sugestão que na hora que você escolher, veja bem peça por peça. Esse que usei eu comprei na Leroy Merlin, lá tem. Mesmo aparelhado as vezes dependendo de como você guarda, fica ruim. O correto é guardar deitado e não de pé. Abraço!

      • OLÁ LUCIANO, SOU MULHER , MAS ADORO OFICINA , COMPRO TUDO QUE VEJO DE OFICINA, ADORO , GOSTARIA DE ORGANIZAR MELHOR MINHA OFICINA, VIVE TUDO NAS CAIXAS, GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO ESSA PEÇA FURADA QUE COLOCA NA PAREDE.
        GRATA.
        GLÁUCIA.

  13. Marcio Vargas on

    Muito Bom, parabéns.
    Conheci o blog/site hoje, e já li praticamente tudo. Este painel será o primeiro projeto que farei.
    Obrigado por compartilhar de forma tão didática e simples.

    Abs

Deixe um comentário