Como lixar madeira – uma dica preciosa

314

Como lixar madeira: falou em lixar, dá até um desânimo, não é mesmo? Mas com essa dica de como lixar madeira, você verá que não é uma tarefa tão difícil assim.

Depois que aprendi essa técnica de como lixar madeira com o grande mestre marceneiro Celso, da Madeira Viva, o meu acabamento melhorou muito. Uma madeira bem lixada e bem envernizada é a assinatura de um bom artesão. É o acabamento que “veste” sua obra e chama a atenção das pessoas. Afinal, depois de tanto capricho e dedicação, devemos caprichar na apresentação!

As lixas e os seus números

De maneira rápida e prática, os números impressos nos versos das folhas de lixa indicam o grão da mesma. Quanto mais baixo o número, mais abrasivo é o material devido ao tamanho do grão aplicado. Então, uma folha de lixa 60 é mais grossa que uma lixa 100, que é mais grossa que a 150, e assim por diante.

como-lixar-madeira-02

Esses números são importantes: eles nos dizem como evoluir para a próxima lixa.

Para um bom lixamento, devemos começar com a lixa mais grossa e ir passando para uma lixa bem fina. E para escolhermos o número, basta usarmos uma regrinha simples: se começarmos com a lixa grão 60, a próxima lixa é o número (no caso 60) mais a metade dele (que aqui é 30). Dessa forma, o próximo grão seria o 90 (60+30). Como não tem esse número no mercado, escolhemos o próximo, que é o grão 100.

E os próximos passos continuam seguindo essa fórmula. A lixa que deve ser utilizada depois da grão 100 é a lixa de grão 150 (100 + 50 = 150). Nos casos em que o número do grão não existir, ou você não tenha disponível na sua oficina naquele momento, escolha o mais próximo do resultado. Por exemplo, em seguida da lixa 150, seria a de número 225 (150 + 75 = 225). Como também não existe, escolhemos a 220.

Então vamos ver na prática como lixar madeira? Na imagem abaixo, você vê a madeira ainda bruta (note a marca de lápis nela).

como-lixar-madeira-01

Vamos iniciar o lixamento com uma lixa grossa para desbastar bem a superfície da madeira. Uma de grão 60 é a ideal na maioria dos casos.

Respeite o sentido do veio

Aqui uma dica importante: sempre lixe no sentido do veio da madeira! Se lixar perpendicularmente (90 graus) a madeira vai ficar riscada e vai ser bem trabalhoso desbastar essa superfície.

A direção da seta indica o sentido do veio da madeira.  Tanto faz se é para frente ou para trás. O importante é seguir as fibras, como em um trilho de trem.

A direção da seta indica o sentido do veio da madeira. Tanto faz se é para frente ou para trás. O importante é seguir as fibras, como em um trilho de trem.

Tenha sempre à mão um pedaço de madeira, como o da foto, para auxiliá-lo durante o lixamento. Além de aliviar a força de sua mão, um toco de madeira bem plano mantém um lixamento uniforme na peça final.

como-lixar-madeira-03

Veja na imagem abaixo como segurar sua lixa com o pedaço de madeira:

como-lixar-madeira-11

Não é necessário aplicar muita força para conseguir um lixamento adequado. O segredo é lixar sempre de forma constante e não colocar muito mais força que o próprio peso do seu braço. Faça movimentos de vai-e-vem sempre no sentido do veio da madeira.

como-lixar-madeira-04

 

Repita esse mesmo passo com todas as granulações escolhidas. Repare como o pó que é retirado vai afinando conforme aumentamos o grão da lixa. Infelizmente não dá pra ver muito bem na imagem, mas faça o teste e compare para sentir a diferença.

como-lixar-madeira-10

 

Para o lixamento final, você deve escolher a lixa de acordo com o acabamento e brilho desejado. Em geral, as lixas de grão 220 e 320 são ótimas para obter uma superfície bem lisa. Sinta como a madeira já apresenta um acabamento liso mesmo antes de aplicar o verniz ou cera.

Nesse tutorial, usamos cera de carnaúba para o acabamento. Você encontra em qualquer supermercado, junto com os produtos de limpeza. Primeiro aplicamos a cera e deixamos secar:

como-lixar-madeira-06

 

Finalmente, damos um polimento final com uma flanela, para conseguir um brilho ainda mais bonito:

como-lixar-madeira-07

 

Teste a qualidade de sua peça com o seu tato. O toque fica suave e a aparência, nota 10!

como-lixar-madeira-08

 

Agora pegue um pedaço de madeira e pratique bastante. Só assim para entender o quanto é importante saber como lixar madeira de forma correta e muito menos cansativa!

como-lixar-madeira-09

 

É isso aí pessoal, esperamos que tenham gostado!

Compartilhe.

Sobre o autor

314 Comentários

  1. Olá Leandro, tudo bem? Pretendo montar uma cama montessoriana de madeira pinus para minha filha e gostaria de saber qual produto devo usar para dar o acabamento na madeira depois de lixada, para manter a cor sem dar brilho. E qual lixadeira você indica para trabalhos caseiros, que tenha um precinho bem bacana, ou acha que não compensa investir em uma lixadeira barata, o melhor nesse caso seria usar a lixa manual com suporte mesmo? Desde já agradeço.

    • Olá Thuani! No seu caso, o melhor é usar uma seladora. Ela vai deixar com aparência bem natural. Porém, saiba que o pinus vai amarelando com o tempo, por mais que se aplique acabamento nele (verniz, seladora, stain, etc… e como a cama montesoriana é feita com caibros, use somente a lixa manual com um suporte mesmo, não acho que compense comprar uma máquina barata para fazer esse serviço. Abraço e bom trabalho!

  2. Tenho um deck de madeira já esta 1 ano e ainda não foi pintado,tenho que lixar?
    Deck de piscina externa

    • Olá Ailton! Sim, vai ter que lixar completamente antes de passar qualquer produto nele. Consulte um profissional para fazer esse serviço. Acho que no seu caso seria melhor usar um stain para deck. Abraço!

  3. Bom dia, gostaria de parabenizar vocês por esse ótimo trabalho dando grandes dicas para as pessoas. tenho uma duvida , em uma area gourmet tenho uma coluna quadrada de madeira e as pranchas de 30cm de uma cobertura, quero dar um acabamento fino nessas madeiras , gostaria de saber se posso usar uma roto orbital para lixar seguindo as numerações das lixar que vocês mostram e saber se a a roto orbital pode danificar os veios da madeira ?

    • Olá Marcelo! Primeiro, muito obrigado pelo comentário. Você pode usar a roto orbital com a sequência sugerida no post sim. O resultado será muito bom. Só tome cuidado para usar lixa de qualidade senão pode riscar com facilidade a face da madeira. Abraço!

  4. Qual seria a lixa ideal para usar em moveis antigos sem que eles percam sua originalidade?

    • Olá Tulio. Depende da situação. Para restauro, geralmente usam raspadores de aço. Eles tiram o verniz antigo com mais eficiência e o trabalho fica mais limpo. Abraço!

  5. Samuel Gomes on

    Muito obrigado pelo seu artigo, suas dicas são de grande importância e me ajudaram bastante

  6. Boa noite Amigao!

    Excelentes dicas!

    Comprei 25m2 de forro angelim, acredito que tenha que lixar bem antes de passar verniz. Devido a quantidade de reguas gostaria de usar uma lixadeira elétrica ou pneumatica, algo assim, para otimizar o tempo. Posso usar? O resultado é o mesmo? Como devo proceder? Etc…

    Por fim, pergunta de quem nao sabe nada rs, devo envernizar dos dois lados?

    Forte Abs!!!!

    Obg!!!

    • Olá Renan! Primeiro, terá mesmo que lixar bem antes de passar o verniz. Use uma lixadeira elétrica mesmo, elas dão conta. Cara, se tiver paciência, e dinheiro tb, pode envernizar do lado que fica escondido, nem que seja uma demão. Telhados sempre dão goteira e assim o seu forro ficará mais protegido. Grande abraço!

  7. Leandro, boa noite

    Estou com uma cama de madeira, acho que cerejeira, com as gavetas cheirando muito mal à madeira velha. Devo deixar pegar sol (acho que não né), lixar, passara cera de carnaúba e verniz? Pode passar verniz após a cera? Como tiro esse cheiro? E quanto a uns furinhos na madeira, tem remédio?

    Junto com a cama ganhei a cabeceira com baú e duas cômodas dessas tipo criado mudo com gavetas. Um desses móveis quero pintar de branco, os outros quero deixar na madeira e só dar uma manutenção e brilho. O que devo fazer com esses móveis? Grata

    • Vamos lá, Graça. Tirar cheiro de madeira é difícil. Por vezes, esse é o cheiro da madeira mesmo (se não for cheiro de mofo). Se for cheiro de mofo, o melhor é limpar com um pano seco, ou passar uma lixa fina. Os furinhos devem ser de cupim ou traça. Alguns vernizes vendidos nas lojas de tintas já tem antifúngico e anticupim. Procure por esses produtos para reaplicar em seu móvel (o antifungico deverá resolver o problema futuro de cheiro de mofo). Se nas chapas onde estão os furinhos, a madeira estiver muito danificada (dê umas batidas como se fosse bater em uma porta) a solução é trocar mesmo. Você vai perceber que está bastante danificada pelo som abafado, por cair uns pózinhos de madeira mais grossos e uniformes e , dependendo do estado, pode acabar quebrando sem fazer muita força.
      Sobre a cabeceira e as comodas, para pintar, basta lixar e pintar por cima mesmo, na cor desejada, usando tinta esmalte ou alguma tinta para madeira mesmo. Sobre o móvel que quer manter o brilho, se for de madeira mesmo, basta encerar e encerar de novo a cada mês, com um pano limpo, seguindo a instrução do fabricante na lata. Abraço e bom trabalho para você!

      • Olá leandro, segui suas instruções e deu tudo certo. Fiz o teste na madeira da cama e ela ainda está boa. Contudo, lixei toda ela, dea.ntro e fora, apliquei o antifúngico, deixei secar e depois apliquei o verniz e passei exatamente em todas as partes, na ideia de que isso irá proteger a madeira. Esse processo deu resultado muito bom nas gavetas, que não cheiram mais a madeira podre.

        Os outros móveis, resolvi somente envernizar pois o verniz deixou a madeira ainda mais bonita. Amo madeira de verdade, então, resolvi ressaltar sua beleza e não aplicar tinta.

        obrigada pelas dicas.

  8. Agnaldo Mendes on

    Leandro estou precisando de uma dica, quero fazer alisares de portais com grades de cama,Será que dá certo?

    • Olá Agnaldo!
      Se a madeira da grade for bonita, dá certo sim. Porém a grade da cama não deve ter a altura da porta, tendo que emendar para alcançar o topo. Nesse caso, vai ficar feio. Por mais que a junção seja muito bem feita, com o tempo a madeira vai deformar e a junção ficará visível. Mas se a grade tiver a altura da porta, não vejo problema. Basta lixar e dar o acabamento necessário. Abraço!

  9. boa noite,
    Estou querendo preparar a superfície de uma bolacha de árvore para fazer dela uma tábua de carne. Que lixas devo usar ?

  10. Paulo Castilho on

    Vou deixar uma dica de mesa pra lixar. Cinco sarrafos de 5 e uma chapa perfurada com furos de 3 ou 4 mm. Com quatro sarrafos você vai fazer uma moldura. Os sarrafos devem ficar com a face mais estreita pra baixo. Corte a chapa de modo que encaixe dentro dessa moldura. Use pregos só pra dar um suporte embaixo da chapa. Faça um furo com serra copo em um dos sarrafos. Esse furo é pra conectar um aspirador de pó. A madeira que vai ser lixada pode ser fixada na chapa com cavilhas de 4 mm que vão encaixadas nos furos.

  11. Olá, troquei os armários da cozinha e com as portas gostaria de fazer uma mesinha para o quarto de minha filha. As portas estão na cor branca. Posso lixar dessa forma pra obter um resultado legal? e se precisar cortar pra um tamanho menor, posso usar o que exatamente?

    obrigada!!

    • Olá Luana, tudo bem? Se for madeira pintada de branco, pode usar essa mesma técnica. Porém, se for MDF é melhor pintar por cima mesmo, quebrando a tinta original com um lixamento leve. Para cortar, você pode usar um serrote mmanual mesmo. Se tiver uma serra tico-tico vai te ajudar bastante. Mas existe a opção de levar para um marceneiro e pedir que ele corte no tamanho que você deseja. O corte ficará mais limpo e preciso. Abraço!

  12. E aí Leandro, td bem? Amigo estou iniciando o trabalho de revestir minha parede com as ripas de paletes (eucalipto). Posso utilizar esse procedimento que vc fez para lixar o eucalipto tbem? Gostaria de deixar eles sem brilho e protegidos, qual produto devo utilizar? Obrigado.

    • Olá Giu! Pode usar essa mesma técnica de lixamento sem problemas. Para acabamento pode passar uma seladora ou um verniz acetinado (esse verniz acetinado tem um brilho leve e a seladora não praticamente nenhum brilho). Abraço!

  13. Rene Guimarães on

    Olá, tenho umas caixas de fruta de feira, e gostaria de transformá-las em prateleiras. Você acha que devo lixá-las, passar descupinizador e depois verniz ou somente este processo acima esta bom? Obrigado.

  14. Fabiana Esteves on

    O Leandro bom dia
    Obrigada pela matéria
    Sou leiga nesse assunto, mas gostaria de renovar uma rack, banco de jardim e uma mesa de 6 lugares.
    A rack servirá de balcão de pia e o banco que está pintado (raspar) lixar e envernizar com verniz marítimo essas duas peças, correto?
    Agora a mesa foi utilizada de forma incorreta como táboa de passar e tem varias manchas claras, acredito que de ressecamendo pelo calor do ferro.
    Acha que lixar e encerar resolveria?
    Não quero deixar nenhum deles com brilho de verniz, gostaria de algo bem natural

    • Oi Fabiana, tudo bem? Sim, para renovar o rack e o banco pode fazer o que disse mesmo. Em relação à mesa, vai precisar lixar bem para retirar a área queimada do ferro de passar. Mas acho que somente o lixamento vai resolver. Antes de encerar, eu usaria uma seladora para dar uma proteção maior. Abraço!

  15. Claudineia on

    Boa tarde,
    Adquiri uma estante de livros, porem não veio da cor desejada, você poderia me orientar como faço para pintar na cor que desejo? Preciso lixar o material antes de pintar? Posso utilizar tinta em spray?

    Grata

    • Olá Claudineia. Depende do material. Se for MDF laminado, se pintar vai descascar muito fácil. Eu pediria para trocar antes de modificar. Mas dá para ir numa empresa de plotter de recorte e pedir para comprar folhas de adesivo da cor desejada e revestir o móvel. Eu faria isso. Abraço!

  16. Olá Leandro!! Tenho um dois buffets e uma mesa de pinus reflorestado. Nunca passei nenhum produto e estão com a aparência desgastada. Posso fazer este processo de lixar e usar cera de carnaúba na sequencia? Funciona para este tipo de madeira ou devo passar outro produto/cera?
    Muito obrigada pelas dicas!

    • Olá Bruna, tudo bem? Olha só, primeiro você terá que raspar a cera antiga para somente depois aplicar o verniz. A carnaúba vai bem em qualquer madeira, mas eu iria de verniz. Dura mais e a manutenção é meis fácil

  17. Gabriella Lima on

    Olá Leandro!

    Tenho rodapé de MDF em casa que já veio branco. Minha cachorra filhote roeu algumas quinas e descascou alguns pontos. Não posso trocá-los agora, mas queria dar uma reformada simples tenporária para não ficar tão feio. Pensei em lixar (comçar com a de 60 nasd partes mordidas e ir afinando e usar uma fina nas partes só com o revestimento roído). Depois gostaria de pintar estas partes de branco novamente. Saberia me dizer se posso aplicar a tinta direto, depois de lixar e qual tipo de tinta deveria usar? Não sei se o revestimento que já existe é base água ou óleo. Acha que funcionaria? Tem alguma dica?

    Obrigada!

    • Olá Gabriella! Se você lixar com cuidado para não perder o desenho, vai funcionar sim. Porém, eu tentaria usar uma massa para cobrir as falhas que os dentinhos da cachorrinha deixaram. Assim vai ficar mais lisinho. Pode usar a tinta de parede mesmo para pintar o rodapé. Um abração!

  18. RODRIGO CHERMONT ,boa tarde estou criando um escorrega pro meu filho eu usei cumaru rosa em todo escorrega ,eu posso usar seladora e verniz e depois usar cera pra ficar bem liso e escorregadio ?

  19. Ola, obrigado pelas dicas, poderia me recomendar alguma madeira para meu primeiro projeto, quero fazer uma estante multiuso..somente prateleiras. Obrigado.

    • Olá Emílio, tudo bem? Cara, existe uma prateleira de madeira teka que vende em lojas de decoração como a Leroy Merlin. Essa madeira é muito bonita e resistente. Um abraço!

  20. Humberto Moraes on

    Leandro, bom dia!

    Estou por fazer a coberta de minha casa, a coberta é visível, quero polir a madeira e deixar no aspecto natural, sem o brilho do verniz. O que faço? Desde já, agradecido!

  21. Olá.
    Alguma dica pra lixar mdf?
    No caso seria mdf de 6mm, lixando as beiradas na diagonal para dar o efeito de lâmina de Espada.
    Às vezes o mdf que compro não vem na cor da madeira, ele vem com um revestimento branco.

    • Olá Rach, tudo bem? A dica para fazer isso no MDF é começar com uma lixa grossa (grão 60) para dar o formato. Depois vai afinando as lixas como mostrado no texto. Procure sempre pelo MDF sem revestimento que é mais fácil de lixar. Ah, e sempre use máscara pois o pó do MDF é muito fino e faz mal à saúde. Abraço!

    • Olá Maria! Dá pra vc mesma fazer o trabalho. Mas se prepare para um trabalhão, rsrsrsrs… se eu tivesse o dinheiro, pagaria para um pintor profissional. Mas se quiser economizar, dá pra fazer sim. Só cuidado com escada, use máscara e óculos de proteção tb, ok? Abraço!

  22. Olá!

    Gostaria de saber se posso lixar meus rodapés de madeira que estão pintadas com tinta óleo? Eu quero revitaliza-los mas não sei se preciso tirar toda a tinta ou somente tirar o brilho e passar o esmalte acrilico.

    Gostaria de revitalizar minhas portas internas também, ai posso fazer o mesmo procedimento?

    • Olá Renan, Tem que retirar bem a tinta óleo antes, com raspagem ou lixamento. Se for passar verniz, tem que tirar toda a tinta antes, para deixar a madeira bonita. Se for para repintar, lixe até deixar bem fosco. Um abraço!

  23. Oi Leandro! Parabéns pela matéria!
    Estou pensando em reutilizar algumas madeiras (Paraju e Eucalipto) que ficaram por 60 dias no tempo (sol e chuva). Tem alguma dica? Gostaria de tratá-las e impermeábiliza-las. Vou utiliza-las eles em local protegido do sol e da chuva, mas não sei se posso reaproveita-las devido ter ficado no tempo. Pode me ajudar?
    Desde já agradeço a presteza.
    Abraços.

    • Olá Aricson! Se não apodreceu, pode usar a madeira sim. Faça o lixamento de acordo com as explicações acima que você terá um bom resultado. O Eucalipto é um pouco poroso e o acabamento dele não fica super-liso. Quanto ao Parajú, não conheço, me desculpe. Grande abraço!

    • Olá Sérgio! Ainda não tenho uma vasta experiência em madeiras a ponto de te recomendar isso. Mas já dei brilho em uma peroba-rosa que ficou muito bom. Porém, essa semana mesmo trabalhei com um pedaço de cruzeta que deu um brilho incrível. Infelizmente não se te indicar o nome da madeira. De modo geral, madeiras mais densas dão um brilho mais bonito. Grande abraço!

  24. Nádia Luciene S. Mantovani on

    Oi Leandro, parabéns pela matéria, obrigada por compartilhar. Estou reformando umas cadeiras antigas, mas estou com dificuldades para lixar, pois tem muitas partes torneadas. Quero tirar o verniz e passar uma cera escura. O removedor de verniz vai tirar sem q eu tenha que lixar muito? Me socorre, por favor. Obg

    • Olá Nádia, tudo bem? Olha só, o removedor costuma resolver o problema sim. Eu nunca utilizei removedores químicos, mas já ouvi o pessoal dizer que funciona. É preciso seguir corretamente as instruções de uso para garantir o sucesso. Para remover o verniz antigo de forma mecânica é preciso ter as raspadeiras corretas, com o contorno adequado ao torneado da madeira. É mais trabalhoso, mas efetivo. Então, minha sugestão é que vc teste o removedor em uma pequena área antes para ter certeza de que vai funcionar e não vai danificar. Boa sorte e bom trabalho!

  25. Oi Leandro! Tô começando a me aventurar nas reformas e, obviamente, acontecem alguns probleminhas. Estou reformando uma mesa de imbuia, antes de lixar passei um produto para ajudar a remover o verniz/tinta, mas em alguns pontos parece que a madeira saiu também. Esses pontos ficaram bem mais claros do que o restante. Queria saber se essa “madeira” na verdade é uma lâmina e se tem como resolver isso, é se dá pra colocar uma lâmina nova.
    Muito obrigada por todas as dicas

    • Olá Mariana, tudo bem? Só pela descrição não dá para afirmar com certeza se é realmente uma lâmina, mas para ter dado uma diferença tão grande na tonalidade, acredito que seja mesmo. Se for uma lâmina, a melhor coisa a fazer é trocar mesmo. Geralmente, quando lixamos com muita força uma peça laminada antiga, acontece realmente de gastar esse revestimento. Um grande abraço e bom trabalho em seu restauro!

  26. Oi, Leandro!
    Viu, mas essa lixa é pra massa (parede). A de madeira é marrom e tem grão 80 (60, 80, 100)

    Voce usa sempre essa? E por quê?

    Abraço.

    • Oi Fernanda! A branca é para parede. A que usei foi a marrom mesmo, para madeira. Na foto onde aparece a lixa branca é só para ilustrar o post! Abraço!

  27. Vitória Fernandes on

    Boa noite Leandro,

    Então sou muito leiga no assunto mas estou querendo pintar uns caixotes de madeira, aqueles de feira, qual tipo de lixa ideal ? Abraço.

  28. Reinaldo lamana on

    Boa tarde. tenho dois bancos de madeiras expostos no sol e chuva e gostaria de saber se posso hidratar essas madeiras com oleo de peroba e passar o stain e se preciso lixar as madeiras antes . obrigado

  29. Marcia maria Neri Costa on

    Olá.

    Amei suas dicas. Comprei duas camas de sucupira. O acabamento veio péssimo. Passaram um pouco de cera clara, porém ficou com falhas e a madeira tem “fepas” por todos os lados. Como corrigir? Gostaria de colocá-las enceradas porém com brilho. Tem jeito?

    Obrigada.

    Marcia Neri

    • Olá Marcia! Essas “farpas” só saem passando a madeira em uma plaina ou desengrosso (o famoso aparelhamento). Porém a madeira tem que entrar na posição correta na máquina, senão arrepia toda a madeira. No caso de madeiras duras, aparecem áreas esburacadas. Para acertar isso na lixa, vai muito tempo e trabalho. Abraço!

  30. Boa noite Leandro, meu filho rabiscou as portas aqui de casa com canetas, as portas ainda não são vernizadas, me de uma dica por favor, obrigado e parabéns pelo trabalho.

    • Ai, ai, ai Lauro, que encrenca hein? Tenho um mulequinho de quase 3 anos e sei o quanto eles são especialistas nisso… estraguei uma mesa minha semana passada tentando tirar as marcas de caneta, rsrsrsrs… coisas de criança. Primeiro, cuidado com o que vc vai passar pois, como disse, passei um removedor na minha mesa de plástico e estragou a superfície. Na madeira, usar o água oxigenada costuma limpar um pouco. Mas atenção, passe em uma pequena área antes e espere secar para ter certeza que não vai estragar a madeira. Se não está envernizada ainda, seria legal lixar as marcas. Mas não use lixa muito grossa. Comece com a 150 e faça o trabalho sem pressa. Se for uma porta laminada, se usar uma lixa grosa pode gastar a lamina que dá acabamento. No caso de porta de madeira maciça, pode lixar até sumir a marca das canetas. Se for caneta hidrocor, álcool pode funcionar, mas tem que lavar com bastante e com a porta numa posição onde os riscos não escorram muito, já que o álcool pode soltar a tinta e espalhar ainda mais. Então tente algo sempre sem pressa e com cuidado para não piorar a situação. Eu iria com a lixa e à seco mesmo de primeira tentativa. Na pior das hipóteses, vai precisar pintar ou tingir em um tom mais escuro (usando stein). Boa sorte com o trabalho e grande abraço!

  31. Maria Célia on

    Olá Leadro. Fiz um deck de madeira na sacada do Apt. Na reforma meu pedreiro danificou a Madeira novinha, arranhões , meu carpinteiro quer me cobrar novamente p concertar. Não posso pagar e pedreiro não tem dinheiro. Será que posso lixar com uma lixa bem fina e passar vernis?

    • Olá Maria, bom dia! Se for madeira de deck mesmo (madeira natural), pode lixar e envernizar de novo. Vai ficar novinha. Dependendo da profundidade dos riscos, uma lixa fina irá resolver, mas tem que testar antes. Comece com uma lixa 180 e veja o resultado. Mas sempre experimentando antes para não estragar mais, ok? Abração!

  32. Rosangela on

    Bom dia Leandro. Obrigado por compartilhar suas dicas conosco. Uma dúvida!! O rapaz que instalou as portas lá em casa não lixou as portas e só passou uma mão de seladora. Quero repagina-la mas mantendo a cor natural. O que me aconselha? Tenho 3 portas de banheiros e 3 portas internas. Eu mesma quero lixar e tratar as portas já instaladas. Me ajuda!!!!

    • Oi Rosangela! Para lixar uma porta com seladora já aplicada, comece com uma lixa 150 que vai dar conta. Portas já vêm com um acabamento mais liso, então não precisa se matar de tanto lixar. Mesmo porque, se fizer isso, corre-se o risco de gastar o laminado da porta. Um grande abraço e obrigado por acompanhar nosso canal!

  33. Olá!
    Uma duvidazinha! Sou bem leiga no assunto…
    Tava querendo dar uma repaginada em um guarda-roupa meu antigo!
    Ele é vermelho escuro (mogno?)… Tenho que tirar a tinta antes de pintar novamente???

    • Olá! Se você quiser pintar com outra cor qualquer, basta lixar e cobrir com a tinta. Se seu armário for de madeira mesmo e estiver envernizado, aí tem que raspar o verniz antigo para aplicar o novo. Abraço!

  34. Sérgio carvalhedo on

    Olá fiz uma pintura de móvel com tinta esmalta para madeira a base de água…. Mas fica muito frágil e qualquer coisa pode lasca… É também risca Flavio e com certeza não vai aguentar um copo úmido…. Tentei passa verniz pra proteger mas acabou q ficou amarelada a tinta e ccom umas regiões manchadas… Como poderia fazer pra dar esse tipo de proteção em cima da tinta esmalte? E me falaram pra usar tinta látex q ficava mais segura… Pode se usar tinta latex? Ficaria melhor o resultado? Queria dar essa proteção para poder utilizar em lugares q tem movimento é poder apoiar as coisas sem risca … Vale!!

    • Olá Sérgio! Eu usei tinta latex em algumas peças de madeira e ficou bom mesmo. Porém não deixo nada molhado em cima para te dizer se protege. Outra opção é usar laca. Mas para uma boa aplicação tem que fazer vários testes até pegar o jeito (ou fazer um curso). Eu não sei aplicar laca ainda e, pelo que sei, é necessário usar uma pistola de pintura. Passar verniz por cima da tinta não é legal mesmo, e amarela fácil… um grande abraço!

  35. Ednilson on

    Olá, antes de mais nada, parabéns pelas dicas! Muito didáticas.
    Gostaria de uma ajuda, pois devido à minha inexperiência acabei aplicando óleo mineral antes de obter o acabamento adequado através do lixamento. Acho que me antecipei um pouco (ou muito!). Você acha que posso lixar normalmente e obter o acabamento que eu quero? Ou deixo do jeito que está? No aguardo e um forte abraço.

    • Olá Ednilson! O óleo deixa uma camada bem fina na madeira, por isso se o lixamento for mal feito e deixar marcas de risco de lixa, ele não vai cobrir mesmo. No seu caso, pode lixar normalmente e fazer a reaplicação! Abraço e obrigado por acompanhar nosso canal!

  36. Parabéns pelo que fazem !

    Muitos são bons no que fazem, mas não são bons em ensinar; outros são bons em ensinar e não são bons no que fazem… Mas, vocês dois são muito bons, pois, os fazem na proporção ideal.

    Me esclareça uma dúvida:
    No caso de uma madeira nova, é sempre necessário usar seladora antes de fazer o lixamento ??
    Ou depende do tipo de madeira ??

    Abraços!

    • Olá Betinho! Obrigado pelo comentário. A seladora não é de uso obrigatório nem em madeira nova nem em madeira velha. Ela serve como fundo para consumir menos verniz. Então, antes de aplicar algum acabamento, é melhor lixar a madeira e depois aplicar a seladora. Depois de seca, lixe com uma lixa mais fina para em seguida aplicar o verniz. Assim o acabamento fica lindão! Grande abraço e seja sempre bem vindo à nossa página!

  37. Welder mendes Ribeiro on

    Olá, muito interessante seu site e de muita valia para leigos como eu!
    Gostaria de deixar uma pergunta! Estou em um pequeno projeto de uma mesa de centro feita com pallets, porém gostaria de deixá-la com uma textura tipo (esmaltada) poderia me sugerir como fazer?

    • Olá Welder! Obrigado pelo comentário! Olha, dá para usar tinta esmalte mesmo. O acabamento fica brilhante! A diferença é que tinta esmalte na madeira deixa mais evidente a textura, mas adere bem! Abraço!

  38. Rafael Salve on

    Olá boa noite!! Gostaria de saber que lixas usar para trabalhar em paletas, para móveis artesanais??

  39. Luiz Palmeira on

    Leandro, parabéns pelo conteúdo do site, espetacular!!!!

    Acredito que minha dúvida seja simples…
    Comprei porta já tratado com primer branco, e irei pintá-la com Esmalte a base de água Branco.
    Preciso ser mais “brando” com o lixamento? Alguma técnica diferente, ou posso seguir o descrito no post?

    Cheguei aqui através da sua dica para pintura com “boneca” e que acredito que ficará incrível na porta com tinta esmaltada. A dúvida na boneca é; ideal pintar com a porta “em pé” ou “deitada” apoiada em cavaletes?

    Ps.: Tem algum post falando de tratamento de juntas para “batentes”?

    Obrigado!
    Luiz Palmeira

    • Olá Luiz! Obrigado por curtir nosso conteúdo!
      Olha só, geralmente portas já vêm pré-acabadas, então você começaria com um lixamento mais fino, pensando no acabamento já.
      Quanto ao uso da boneca, nunca usei tinta, mas acredito que deve dar um bom resultado também. Seria interessante testar numa peça de descarte antes para ver o resultado. Para pintar a porta, o mais confortável é apoia-la em cavaletes. Na boneca o verniz não costuma escorrer, mas não sei qual seria o comportamento com tinta esmalte. Sobre as juntas para batentes, não temos nada para te ajudar, me desculpe. Eu também não entendi o que seriam essas juntas, você conseguiria me exemplificar? De repente é um assunto legal para fazer um post! Obrigado e grande abraçø!

  40. Rogério Sidnei on

    Parabéns mesmo pelo canal e pelo site!
    Nos ajuda muito suas dicas…
    Olha só, estou me aventurando como Hobbista e estou trabalhando uma prancha de peroba pasta um balcão de cozinha.. tipo cozinha americana, só pra dividir os ambientes.
    Qual produto é indicado para este balcão? Já vi sobre o óleo de Tungue, mas não vou manipular alimentos diretamente nele, em tese, só preciso impermeabilizá-lo e gostaria que ficasse fosco.
    Qual verniz seria mais indicado?
    Obrigado e mais uma vez, parabéns!

    • Olá Rogério! Obrigado por acompanhar o nosso canal! Cara, balcão de peroba deve ficar lindo e com certeza merece um capricho. Eu usaria um verniz marítimo de qualidade para dar uma proteção ótima. Como é bem provável que seus amigos vão deixar copos e latas de cerveja molhados em cima dele (rsrsrsrsrs), essa proteção é necessária. Tem opções de vernizes marítimos foscos que protegem super bem a madeira e essa seria uma ótima opção. Eu tenho um móvel no meu banheiro que envernizei já faz uns 4 anos e ainda está muito bonito. Um grande abraço e capricha no balcão hein!

  41. Thaïs Norões on

    *Short version do comentário anterior* (para impacientes como eu)

    – Qual é o número de lixa mais indicado para retirar tinta de madeira de cerejeira?
    – Após passar cera de carnaúba no móvel, posso usar esmalte sintético à base de água para colorir?
    – Como faço para evitar bolinhas e que a tinta fique craquelando?
    – Devo diluir o esmalte sintético à base de água para dar as demãos? Se sim, em qual medida?
    – Devo usar rolinho de esponja ou de lã?
    – Devo usar o Fundo Preparador para Metais e Madeira ou uma tinta branca já basta (acho que não)?

    Ok, não ficou tão “short” como eu pensava… Mas espero ter simplificado 🙂

    • Olá Thaïs, ufa! Vamos lá ver se eu consigo te ajudar pelo menos um pouco:
      – Para tirar tinta da madeira, é melhor usar raspadores adequados para isso. Aí depois que raspar a peça por completo vem o lixamento. A sequência de números mostrados aqui serão mais que suficientes para um bom trabalho!
      – Não passe o esmalte sobre a cera pois a tinta não vai aderir. A cera é um pouco oleosa e a tinta vai manchar a madeira. Ou você pinta, ou passa a cera, ok? Existem tingidores de cera também e seria interessante fazer um teste para ver se você gosta do resultado.
      – Para evitar bolinhas e o craquelamento, o ideal é fazer a diluição de acordo com o fabricante, além de esticar bem no pincel (esticar a tinta é usar passadas longas, espalhando bem a tinta/verniz).
      – A diluição do esmalte deve ser feita de acordo com o fabricante. Cada fabricante tem uma especificação e sempre consta na embalagem. O ideal é diluir sim.
      – Use o rolinho de esponja. Mas prefira um pincel (eu gosto mais do acabamento do pincel, rsrsrs).
      – Se quiser um bom acabamento é melhor usar um fundo preparador sim.

      Espero ter ajudado e me desculpe pela demora em responder! Abraço!

      • Thaïs Norões on

        Obrigada pela ajuda! Assim que meu projeto para as férias de julho estiver finalizado mando um vídeo ou foto para vcs verem o resultado 🙂

  42. Thaïs Norões on

    Nossa! Como tem gente com dúvida aqui! Parabéns pela matéria, Leandro. Com certeza foi de grande ajuda 🙂
    Mas ainda tenho algumas dúvidas. Estou pensando em pintar minha velha cama de madeira. Queria mesmo envernizar (meu pai disse que ela é de madeira de cerejeira, mas eu nunca a vi sem uma camada de tinta branca ou marfim), porém um bendito trabalhador foi envernizar meu guarda-roupa e fez um serviço porcaria e agora eu tenho medo de fazer o mesmo… Enfim, qual é o número de lixa mais indicado para retirar tinta de madeira de cerejeira? Após passar cera de carnaúba no móvel, posso usar esmalte sintético à base de água para colorir? Como faço para evitar bolinhas e que a tinta fique craquelando? Devo diluir o esmalte sintético à base de água para dar as demãos? Se sim, em qual medida? Devo usar rolinho de esponja ou de lã? Devo usar o Fundo Preparador para Metais e Madeira ou uma tinta branca já basta (acho que não)?
    UFFA! Muitas perguntas e um textão. Desculpe-me por isso… Por favor, me ajude. Estou quase entrando em desespero e quero provar para mim mesma que posso fazer isso, além que querer um bom resultado. Bom, espero que você tenha paciência para me ajudar com meu último projeto para as férias de julho. Prometo que vou pesquisar muito sobre como fazer tudo da melhor maneira até lá. Um abraço e me deseje sorte 😉

  43. Leonardo Frainer on

    Olá Leandro… parabéns pela matéria!!!
    Tenho uma dúvida quanto ao polimento da madeira. Estou fazendo um trabalho artesanal e gostaria que a minha peça ficasse brilhante e lisa. Como fazer??

    abraços e sucesso
    Leonardo

    • Olá Leonardo! A sequência de lixamento pode ser seguida a que postei aqui. Para um acabamento brilhante, dilua o verniz brilho conforme a embalagem do fabricante descreve. Depois da primeira aplique com boneca ou pistola de pintura a quantidade de demãos explicadas na embalagem também. Não adianta dar mais demãos que o especificado porque não vai aumentar o brilho. Grande abraço e boa sorte com o seu trabalho!

  44. Rogério on

    Para uma madeira já envernizada, passar uma lixa 80 depois uma 120 e envernizar novamente ficaria ruim? Ou teria que remover todo o verniz anterior?
    Queria escurecer a minha mesa de sinuca que já está envernizada.
    Se tiver mais dicas agradeço.

    • Olá Rogério, primeiramente você tem que tirar todo o verniz velho com um raspador adequado. Depois disso que começa o lixamento. Dá trabalho mas se lixar por cima do verniz velho pode ficar sobra ainda e soltar o verniz novo. Abraço!

  45. Olá!
    Gostei muito das dicas.
    Tenho uma duvida, veja se voce consegue me ajudar:
    Tenho um deck de madeira (ambiente externo), o qual eu já fiz o desbaste com lixadeira de cinta (ótimo resultado), porém antes de eu iniciar o lixamento mais fino começou uma chuva forte, todos os dias com sol e chuva.
    Minha duvida é, posso fazer o lixamento fino mesmo com a madeira meio úmida?

    Obrigado!

    • Se quiser um ótimo resultado, vai ter que lixar de novo. A água “arrepia” a madeira, então o lixamento fino já perdeu toda a função. Porém, como já fez o desbaste, pode começar com uma lixa 100 mesmo. Decks não precisam de um lixamento muito fino. Ah, e tem que ser em dia seco mesmo, senão perde o trabalho de novo. Abraço!

      • Ok, obrigado!
        Não fiz o lixamento fino ainda, portanto não haverá “retrabalho”. Mas continuo aguardando uma boa secagem para lixar fino e já passar o stain.

        Grato
        Ronaldo.

  46. Karla Leite on

    Olá, estou querendo aprender como tirar o polimento da Madeira no piso, deixar com cara de madeira bruta, bem rústica. Tentaram me convencer que isso é impossível, mas não conseguiram. Adorei tudo o que vi no site, essa matéria. Você pode me ajudar?? Obrigada. Bjo

    • Olá Karla! No seu caso, teria que ver a situação. Se foi um profissional que falou que é impossível, acredite nele, pois não somos profissionais. Mas só de imaginar o trabalho que daria, eu pensaria seriamente em trocar o revestimento por um novo e do seu gosto. Conhece o ditado popular “a emenda é pior que o soneto”? Pode ser que na tentativa de transformar uma coisa em outra o serviço deixe a desejar. Mas se você realmente quiser fazer isso, procure por raspadores de taco e mãos à obra! Aproveite e veja também um blog de uma empresa que só faz isso: http://www.asafira.com.br/raspagem-piso-madeira Grande abraço!

  47. Olá pintei um mdf d branco com tinta esmalte Premium…mas ficou um poko desparelho.tem alguma lixa q eu possa usar para um acabamento perfeito?pois é uma tinta bem grudenta hehe

    • Hum… se ficou grudenta é melhor raspar com uma espátula e pintar de novo. Tinta esmalte premium sobre o MDF não sei se vai jogo não, viu. Na casa de tintas existe laca branca para pintar MDF, procure por uma tinta específica, ok? Abraço e obrigado por nos acompanhar!

  48. Cristiano on

    Olá, parabéns pelo site.
    Eu estou fazendo uma prateleira de 4 niveis com madeiras de pallet. (Já fiz um banco para duas pessoas e banquinhos).
    Eu já tirei as madeiras e passei uma lixa 60 com uma “lixadeira orbital 1/4 lixa”.
    Primeira pergunta: neste post vocês comentam da necessidade do lixamento ser feito na direção do veio. Devo me preocupar com a lixadeira orbital (já que ele… orbita!)?
    Segunda pergunta: A prateleira entendo que será algo simples, com as madeiras laterais na vertical e as madeiras horizontais presas nas verticiais. QUal seria a melhor maneira de prendê-las? (parafuso? cavilha? eu já comprei parafusos…)
    Muito obrigado e continuem o bom trabalho.

    • Olá Cristiano! Embora o funcionamento seja orbital, eu sempre vou na direção dos veios da madeira. Já fiz alguns teste e não vi diferença gritante, mas como acostumei, acho que fica melhor fazer no sentido do veio. Quanto à prateleira, o método mais prático é com parafusos, porém o método mais bonito é usando cavilhas. Então você terá que escolher entre praticidade e beleza. Abraço!

  49. João Ferminguez on

    Olá, adorei as dicas e suas matérias e projetos, mas estou aqui, pois estou fazendo um trabalho com madeira pinus bruta e gostaria de saber se esse processo descrito acima tem como deixar a tábua lisa ? não tenho lixadeira eletrica ou algo do tipo quero deixar a tabua na cor natural bem clara mesmo, ms com um acabamento lindo e liso, só fazer esse processo que resolve ou tem algo a mais para esse tipo de madeira ?

    • Olá João! Esse processo resolve perfeitamente o lixamento no pinus também! É só treinar em um pedaço de pinus e depois aplicar na peça real. Agora, se você está tentando lixar um pinus que já está bem queimado e velho, vai dar um trabalho até chegar à cor natural. Abraço e bom trabalho!

  50. ola, tudo bem?
    gostaria de fazer minha propria mesa, que usaria para desenho e escrever, devo envernizar, ou o acabamento que você usou seria o suficiente? quero um toque bem natural e liso.
    desde ja, muito obrigado

    • Gabriel, use um verniz brilho. Fica mais liso e brilhante. Depois de uma semana de envernizado, passe uma cera de móvel comum para deixar ainda mais liso. Abraço!

  51. Olá! Parabéns pelas dicas e pelo vídeo, me ajudaram bastante. Bom, estou com uma dúvida, espero que possam me ajudar. Eu preciso tirar manchas de ferrugem dos cascos de minha bateria (instrumento musical). Essas marcas estão nas partes internas dos tambores e são de roelas que enferrujaram e ficaram muito tempo em contato com a madeira. Já tentei lixar bastante no sentido do veio e algumas vezes em 90° mas as marcas não saem ou saem parcialmente. Não ligo muito em questão de estética, pois é interno, mas tenho medo de estragar a madeira. Tem alguma dica? Posso lixar em sentidos diferentes? Posso lixar somente os locais afetados ou precisa ser na peça toda? Agradeço se puderem opinar.

    • Olá André! Por se tratar de instrumento musical, não aconselhamos fazer grandes lixamentos já que podem alterar a qualidade, som, flexibilidade, etc. O correto seria você procurar por um profissional para fazer esse serviço. Mas por ser interno, não se preocupe em tirar a mancha por completo. Faça o lixamento somente para tirar a ferrugem superficialmente, ok? Grande abraço!

  52. Olá, valeu pela dica, excelente esse post, agora estou com uma dúvida, existe um limite máximo de tempo entre demãos? Por exemplo, se eu der uma demão na madeira na segunda-feira, posso passar uma segunda (ou terceira) demão no sábado ou tem um tempo máximo para ficar bom?

    Obrigado.

    • Olá Fábio! O ideal é respeitar o que manda o fabricante. Mas se esperar muito tempo, a primeira demão vai ter sofrido já com a ação do tempo. Não é eficiente. Grande abraço!

  53. Felipe Ataide Barreto on

    Leandro, tudo bem.

    Estou construindo uma casa em container. O piso do container e feito de um compensado naval bem bonito e eu queria aproveitar.

    Qual tipo de tratamento você aconselha tendo em vista que é necessário certa resistência contra arranhões e desgaste.

  54. Daniel Faria on

    tirei um adesivo do violão e ele ficou manchado .. tenho que lixa-lo agora para ele ficar uniforme?

    • Antes de mais nada, tente procurar por um removedor de cola e passe em uma pequena parte da mancha pra ver se sai. Se não sair, vai ter que lixar inteiro para depois envernizar novamente. Mas pesquise bem pois instrumentos musicais precisam de uma técnica mais apurada. Grande abraço!

  55. Olá estou com uma cristaleira, herança da minha mãe, para restaurar. Pensei em usar uma lixadeira orbital e seguir as dicas dos grãos, será que é uma boa ideia?
    Obrigado e parabéns pelo site.

    • Olá Stefano! Para restauração existem técnicas específicas para não estragar a peça. Não temos conhecimento dessa arte para te orientar. Mas só para exemplificar: uma vez peguei um rádio antigo para lixar. Porém ele era laminado e a máquina revelou a madeira por baixo. Ficou muito feio e eu fiquei P da vida, rsrsrs… foi uma lição dura pra mim, por isso cuidado com máquinas elétricas para lixar móveis antigos. Grande abraço!

  56. olá
    estou aprendendo a fazer coisa em paletes
    mas acho que a lixadeira que comprei não aguenta
    vc pode me sugerir uma lixadeira adequada?

  57. Lucia Teles on

    Gostei muito da dica. Querendo um pouco mais gostaria de ouvir sua opinião sobre o seguinte minha ala era assoalho e ipê, estou usando esta madeira na parede, removi o sinteco e quero deixar com cera o que você acha? usei uma lixa 120 mas ainda tem algumas ondulações, tudo foi feito com lixadeira, agora manual e com uma lixa digamos 200 vai melhorar as imperfeições? obrigada

    • OI Lúcia. Para melhorar as imperfeições é preciso um trabalho duro. Mas pisos não são nossas especialidades, por isso não temos como lhe ajudar. Essas imperfeições são difíceis de acertar e talvez seja melhor você chamar um profissional. Desculpe por isso e um grande abraço!

  58. Tenho o madeiramento do telhado impermeabilizados com neutrol, entretanto fiz uma ampliação e não quero deixar como esta, pois as madeiras ficam pretas, feias e coloquei lambril para ficar mais bacana a garagem… o que sugere que eu posso fazer para retirar este neutrol dos cãibras aparentes e vigas aparentes?

    • Hummm Edvaldo. Não conheço uma forma de tirar o Neutrol da madeira, sem ser lixando… e haja lixa pra isso. Tentei procurar algum removedor mas não encontrei nenhuma referência 🙁 É melhor você entrar em contato direto com o fabricante para ver se existe alguma solução prática pra isso. Grande abraço e boa sorte!

  59. Bom dia,
    Acabei de construir minha casa de madeira, a duplagem interna dela é em cedrinho, como gosto da cor da madeira, pensei em passar uma lixa 180 na parede e após isso passar essa cera de carnauba, sera que fica bom e duravel?
    Obrigado pela atenção!!!

    • Olá Flavio! A cera de carnaúba protege bem, mas na parede acredito que o verniz seja mais adequado e também proteja mais. Obrigado por comentar e um abraço!

  60. Ezequiel on

    Prezado Luciano e Leandro,

    Para peças que ficarão expostas diretamente só sol, aconselham usar Polisten ou Verniz Marítimo ?

    E quantas demão devo aplicar ?

    Abraços,

  61. Boa tarde! Sou novato e consegui fazer uma bancada de maçaranduba. Comprei uma lixadeira roto orbital de 5″ 275w, e ao lixar a bancada resultou em “ondulações” na madeira. Porquê? Como devo lixá-la? Está máquina não seria a recomendável ou seria melhor no punho mesmo, ou seja, manualmente?
    Obrigado e abraços.

    • Olá Wagner… não era pra acontecer isso, já que maçaranduba é muito dura. Você distribuiu bem o peso pela bancada? Se o tampo já estiver bem aparelhado, uma lixada na mão já bastaria. Mas tirar as ondulações, leve para uma marcenaria para eles passarem em máquina. Na mão será muito difícil. Abraço!

    • O principal é dar um fundo na madeira, fechando os veios para economizar verniz. Mas ela serve como acabamento final também, se quiser deixar uma aparência acetinada na peça. Abraço!

  62. estou com um material em madeira: “bolachas” de toras de madeira de vários tamanhos, tanto para mesas de centro como para bancos,
    Não tenho nenhuma pratica em marcenaria ou carpintaria e gostaria de obter informação de como lixar esse tipo de material e de como tratar, que tipo de oleo ou verniz usar, pois pretendo fazer umas mesinhas ou bancos, adaptando peças quebradas de cadeiras ou bancos.

    Obrigado

  63. Gostei muito das dicas..parabéns…mas abusando de suas técnicas …tenho uma pergunta.tenho um guarda roupa da cor preta de compensado e gostaria de passa lo p cor madeira qual sua dica ? Pintar ou lixar ….E um de verniz de mdf…posso lixar verniz …posso pintar em cima do verniz brilhante ? Obrigada

    • Olha só Edna, tem algumas empresas de impressão digital que estão produzindo adesivos para decorar armários. Não só consegue fazer uma imagem de madeira como também pode imprimir qualquer coisa e decorar o seu armário. Eu tenho um armário que era tipo mogno e envelopei ele inteiro com adesivo branco. Ficou show de bola. Faz menos sujeira que tinta e o adesivo é lavável. Quanto ao verniz, quando for fazer a recuperação, é necessário lixar para remover o verniz antigo. Quanto mais bem feito a remoção do verniz antigo, melhor fica a nova aplicação. Mas não precisa retirar por completo (a não ser que esteja fazendo restauração de móveis antigos, que já é necessário fazer um estudo antes). Basta lixar a ponto de deixar o antigo verniz fosco e aplicar o novo por cima. MAs faça um teste em um pedaço antes de fazer o serviço completo, ok? Abraço!

  64. Oi Leandro,

    Fiz um tampo de mesa com tábuas de pinus (não tratado) e vou utilizar um stain como acabamento. A minha dúvida é, devo fazer todo o processo de lixamento até chegar num resultado onde a madeira está bem lisa para então passar o stain e aí então lixar novamente entre as demãos ou posso já passar o stain depois do lixamento com a lixa 60 e ir dando as demãos de stain depois de cada lixada com as outras lixas até que a madeira fique com uma superfície fina?

    Obrigada

    • Oi Fabíola! Chegue pelo menos até a lixa 100 e siga lixando entre as demãos. Como o stain é impregnante, acho que aguenta bem uma boa lixada. Grande abraço!

  65. Eduardo Ellery on

    Boa tarde Leandro, encontrei aqui muitas dicas interessantes, parabenizo seu conhecimento…. estou com duvidas de como devo proceder no lixamento e acabento das minhas madeiras da varanda…..Construi minha varanda, e na hora da compra das madeiras não tinha o conhecimento de pedilas limpas/lixadas e acabou que vindo todas brutas (linhas,caibros,ripas)….e agora vou correr atras do prejuizo de lixar e dar o acabemento, lembrando que a varanda ja esta toda coberta….. Leandro como devo fazer nesse procedimento?…como lixar?usar lixas manual ou lixadeiras? verniz ou cera?……agradecerei muito sua ajuda.
    Att:

    • Eduardo, nesse caso, acredito que você terá que pedir para a madeireira aparelhar a madeira. Mas já está pronta, é isso? Então vai dar um trabalho. Melhor usar uma lixadeira de cinta. No caso de cobertura, use um verniz de boa qualidade ao invés da cera. Vai proteger mais e também durará mais. Bom trabalho em sua varanda. Grande abraço!

      • Eduardo Ellery on

        Boa tarde Leandro, fui lego em nao pedir as madeiras limpas….isso as madeiras ja estão todas no local e com as telhas em cima, muito obrigado pelas dicas Leandro ….agora é mãos a obra !!!

  66. Parabéns pelo trabalho, o site e os videos são ótimos.
    Tenho uma dúvida, vou fazer um deck com pallets e estava pensando em lixar com a furadeira e aquela lixa em disco… mas o acabamento fica parecido como a técnica que você mostrou no video acima?

    Obrigado!

    • Olha Itamar, com a lixadeira orbital fica muito bom e pode seguir a mesma técnica. Porém não sei te dizer se com o disco de lixa ficará igual. Nunca usei essa ferramenta. Mas preste atenção para lixar no sentido do veio da madeira e eu acredito que vai dar certo. Mas teste antes, ok? Abraço!

  67. Rodrigo Monteiro on

    Tinha pego essa matéria uns meses…na ideia de fazer um cama de pallets…
    nesse meio tempo consegui os pallets e hj começo o processo de lixamento!
    seguirei os passos da matéria e dos comentários!

    observação…
    sou marinheiro de primeira viagem no assunto! hehe..vamos ver no q vai dar

  68. Quero dizer que adorei. Estou escrevendo uma apostila de artesanato em mdf e me foi muito útil suas explicações, será que posso usar algumas dessas fotos? eu as coloquei com referencia a seu site empoierados.
    Adorei mesmo!!!
    🙂

  69. Desejando pintar a madeira em qual momento devo pintar antes de aplicar acera ou depois? após a pintura devo lixar novamente para manter a madeira liza? e qual tipo de tinta recomenda?

    • Luciano, ou você aplica a cera ou você pinta. Não dá para aplicar a cera antes e pintar. E se quiser passar cera sobre a pintura corre o risco de manchar. Geralmente somente a tinta dá resultado. Se quiser um efeito brilhante, use tinta esmalte. Se quiser um efeito fosco, use tinta acetinada, ok? Abraço!

  70. Belo site o de vocês, empoeirados!
    Estou caminhando para ser um empoeirado carioca. Vamos ver se consigo!
    Depois de levar mais um toco do marceneiro, decidi eu mesmo terminar o serviço e me iniciar nesta arte. São portas internas que ele deixou pela metade. Antes de desaparecer, ele se queixou que as portas estavam enceradas e, por isso, estava gastando muita lixa e obtendo pouco resultado (a informação que tive era que ele chegava tarde, saía cedo e ficava boa parte do tempo no celular!)
    Mas enfim… se a madeira está encerada, é possível mudar para verniz? Podendo fazer isso, tem algum produto apropriado para tirar a cera? Ou é a lixa mesmo? Eu vi em um outro site que a cera deve ser periodicamente removida com palha de aço e aguarrás para nova demão.
    Abraços e obrigado pelas dicas!

    • Olá Luciano! Cara, alguns prestadores de serviços são muito enrolados, não é mesmo? Mas enfim, seja bem vindo ao mundo do “faça-você-mesmo”! Quanto à pergunta, sim, a cera deve ser removida totalmente antes de se aplicar o verniz. Em lojas de tintas existem materiais específicos para isso, e também se encontra em algumas madeireiras mais bem organizadas. Já vi essa ideia da palha de aço com aguarrás, mas não testei ainda, por isso não posso dizer se é o certo. Na dúvida, acho mais adequado testar antes em uma madeira diferente ou partir logo para comprar o removedor de cera. Grande abraço!

  71. LENIO MARCELLO on

    Gostei muito das dicas, construi um alpendre 3 x 6mt usando madeira crua de maçaranduba, a linha principal é de 6 x 25 com 6,50 mt de comprimento, não sei se utilizo verniz ou preparo a madeira e aplico a cera de carnaúba, o que me sugere ?

  72. Marcus Augusto on

    Olá Leandro,

    Parabéns pelas dicas! Elas são ótimas.
    Vou restaurar uma mesa de sucupira e gostaria de saber se posso seguir o processo informado por você, ou seja, usar lixas 60, 100, 150 e 220. Depois posso passar um selador e o acabamento final verniz ou cera?
    Abraços e obrigado.

    • Olá Marcus. Olha só, restauros exigem outra abordagem, já que algumas peças são folheadas. Sendo assim, se usar lixa grossa em uma peça folheada, vai aparecer a madeira natural de baixo. Eu fiz isso quando estava restaurando um rádio antigo e perdeu o valor. Mas se você já tiver certeza que o tampo é de sicupira maciça, dá certo sim, mas não precisa começar com a 60. Comece com a 80, a não ser que o tempo tenha riscos profundos que vc deseja remover. Abraço e obrigado por comentar!

  73. Amigos, eu lixei o corpo da minha guitarra- comecei com a lixa 40 para tirar a tinta, logo após 60, depois a 100 . para o acabamento usei a 220, ficou bem lisa, da cor da madeira, a cor desejada, mas ficou uns riscos horizontais devido as lixas grossas, como removo isso amigos?
    ajudem -me Rs. não tenho experiencias no ramo.
    desde já agradeço..

    • Olá Taillom! O lixamento deve ser feito acompanhando os veios da madeira. Agora você vai ter que começar o processo todo de novo para conseguir um acabamento liso, porém prestando a atenção no sentido do veio da madeira. Não tem outro jeito. Grande abraço!

  74. Neuza Batista da Silva on

    Nossa, muito legal sua explicação, eu sou louca por coisas de madeira e tenho muita vontade de aprender a mexer com elas. Tenho uma cadeira de diretor velha que gosto muito e vou experimentar fazer o que disse aí. Parabéns! Obrigada.

  75. Leandro, bom Dia!
    Parabens por suas dicas, sao muito uteis. Tenho uma grande duvida que ja refiz um trabalho diversas vezes, sou leigo neste quesito, estou passando verniz em uma porta de madeira maciça, ja lixei, ja selei, ja limpei todo o pó porem tenho problemas quando passo o verniz a madeira fica com pontinhos, não um proximo do outro como se a madeira tivesse arrepiado mas sim parece pontos de poeira e não consigo realizar uma superficie totalmente lisa. Ja limpei usando ate um pano umido para tirar o pó da madeira e em um local sem ventição devido a pueira mas não obtive sucesso. Gostaria de perguntar se eu lixar esses pontos e aplicasse uma cera eu obtiria uma superficie lisa e brilhante ou tem outra dica que posso utilizar?
    um grande abraço.

    • Olá Eduardo. Pontinhos como se fossem grãos, certo? Você está diluindo o verniz? A diluição afina o verniz e facilita a aplicação, além de evitar esses “pontinhos”. Dilua seguindo as instruções do fabricante do verniz, ok. Além disso, use um pincel de boa qualidade. Ah, quando diluir o verniz experimente aplicar com boneca de pano também. Eu costumo lixar a madeira com uma lixa fina após a primeira demão também, e tenho conseguido bons resultados. Abraço!

      • Bom dia Leandro

        Tira mais uma dúvida….

        As lixas serão usadas após a primeira demão? Ou mesmo antes do verniz precisa lixar várias vezes?
        Valeu…

        • Olá Wilson! Antes de passar o verniz é preciso deixar a madeira bem lisinha. O lixamento todo é feito, portanto, antes da aplicação do verniz, ok? Abraço e obrigado por nos acompanhar!

  76. Leandro, muito boas suas dicas.
    Mas tenho uma pequena dúvida, fugindo deste assunto específico;
    Qual o tipo (detalhadamente), de óleo que devo usar para tratar a “bolachas” de troncos de árvores? Sei que devo usar óleo vegetal, mas qual?
    Trabalho com motosserra e lixadeira, e para o acabamento, uso o óleo vegetal tradicional.
    Qual você me indica?
    Obrigado e parabéns pela dica.

    • Caramba, Ângelo. Sinceramente eu não sei te responder, já que é um assunto muito específico. Vou tentar pesquisar algo aqui, assim aprendo um pouco mais. Abraço!

  77. Leandro, boa tarde, como posso fazer? tenho telhado externo PRECISO antes de aplicar qquer tinta, limpá-lo, pois tem muito pó, qual é o melhor caminho? TKS

    • Então, Tina, se você ainda precisa fazer o lixamento, não precisa limpar antes. Deixe a limpeza para o final, antes de aplicar o acabamento. E para tirar o pó, é melhor usar uma vassoura ou aspirador de pó mesmo. Se for um espaço pequeno, limpe com um pincel. Abraço e bom trabalho pra você.

  78. Felipe Cabral on

    Estou envelhecendo uma guitarra e a madeira dela é maple, gostaria de dicas de como deixar bem vintage, qual tipo de tratamento devo fazer.

    • Olá Felipe! Infelizmente não tenho conhecimento na técnica de envelhecimento em madeira. Para o que você está fazendo, o trabalho exige qualidade e não experimentação. Maple é uma madeira nobre e é preciso saber como fazer para não estragar. Desculpe não poder te ajudar agora, mas se eu encontrar alguma dica boa, eu encaminho pra você. Boa sorte com o seu projeto. Abraço!

  79. Olá, estou montando uma cama de Pallet, e gostaria de saber qual o tratamento certo para que ele fique com um bom acabamento, pois o pallet é o modelo europeu e ja vem com um pré tratamento, para ser utilizado como decoração!
    Mas gostaria de deixar ele um pouco mais rustico, obrigado

    • Olá Lucas! Use apenas uma seladora. Ela vai manter as características originais da madeira. Mas se você quer deixar mais velho, procure por óleos em lojas de tintas. O óleo de linhaça dá um aspecto mais rústico. Mas antes faça um teste em um pedaço de madeira, ok? Abraço!

  80. Olá,

    Ótimo artigo, principalmente sobre como escolher o número das lixas – sempre comprava aleatoriamente.

    Pois bem, acabei de comprar um jogo de cadeiras “cruas” (é uma madeira clara, mas não sei dizer o tipo – pinho, talvez…?!) e gostaria de dar um acabamento igual ao da mesa de jantar, em madeira de carvalho, com uma aparência sensacional (muito por causa do lixamento), completamente lisa, inclusive nas uniões da madeira, e não muito brilhosa.

    Pergunta: já usei “Verniz stain impregnante Polistein transparente” em portas e janelas (acho que a madeira era peroba rosa) e gostei muito do resultado. Eu ia utilizá-lo novamente, mas a cera de carnaúba usado no seu exemplo me parece uma solução muito mais natural. Gostaria de saber se conseguiria um resultado semelhante ao do stain transparente, usando a cera? E se uma vez seca, a cera ainda corre algum risco de permancer “cheirando”, sair na roupa ou algo do tipo.

    Valeu,
    Julien

    • Julien, a cera pode sair na roupa sim. Principalmente em dias quentes. E, por serem cadeiras, as pessoas costumam ficar um bom tempo sentadas. Acho melhor você utilizar algum verniz mesmo. O verniz também protege melhor a madeira em caso de derramamento de líquidos. Se quiser manter uma aparência menos brilhante, procure por verniz acetinado. Obrigado por comentar e grande abraço!

  81. Fabio Gancedo on

    Leandro, beleza?
    Adorei suas dicas!! Estou fazendo um portão de 3 MT X 2 MT de altura com madeira de paletes, isso em duas partes. Estou no Litoral e alguns vizinhos me aconselharam a passar óleo queimado antes da pintura. Está certo isso? Não irá prejudicar a aplicação da tinta óleo?

    Abcs

    Fábio Gancedo.

    • Olha Fábio, eu não conheço essa dica de passar óleo antes da pintura. Procure perguntar numa loja de tintas aí do litoral mesmo porque eu acho que não precisa se dar ao trabalho de passar óleo e depois pintar. Acredito que existam produtos muito bons para se aplicar em casas no litoral. Grande abraço!

  82. Bom dia,
    Primeiro mto bacana de como lixar a Madeira, para um leigo como eu com ctz fará diferença!!!!
    Gostaria de saber sobre acabamentos em mdf, comprei um armário ( pequeno) e gostaria de mudar a cor do mdf, escurecer como Madeira !! Algum site ou dicas??

    Obrigado

    • Olá Felipe! Obrigado por comentar! Olha, o MDF aceita pintura. Caso queira escurecer, sugiro pintar mesmo. Mas dá para laminar também, apesar de ser trabalhoso. Não tenho nenhum site para te indicar agora, mas vou dar uma pesquisada e te falo! Abraço!

  83. Oi Leandro e Luciano, estou envernizando a guarnição das portas do meu apt, porém
    o pincel está deixando marcas no verniz, tentei usar boneca e tb nao ficou bom, gostaria de saber qual o pincel ideal para realizar a pintura de forma homogenea sem deixar marcas. Obrigado.

    • Olá Emerson. Acho que vc deve diluir um pouco o verniz. Se com boneca o resultado não ficou bom, só pode ser problema de diluição mesmo. Experimente seguir as instruções do fabricante para a diluição e faça o teste novamente. Ah, também invista em um pincel de qualidade senão vai ficar soltado as cerdas. Abraço!

  84. Paulo Alves on

    Olá Leandro! estou fazendo um banco de madeira, mas preciso saber qual o material que me de durabilidade na madeira verniz é uma boa?

  85. Bidú Freitas on

    Olá Leandro, fico feliz com tantas dicas que vc esta fornecendo ao publico.
    Tambem quero uma, rsrsrs, estou pensando seriamente em trabalhar com paletes, porém não tenho nenhuma noção de marcenaria.
    O que eu precisaria (ferramentas) para começar.
    Estou pensando que vou precisar de : Serra Circular, Grosna, Prainadeira, lixadeira e pistola para pintura, alem de uma paquina para cortar círculos e também para fazer furos para usar espias e fazer encaixes, sem contar uma para fazer frisos, porem nem sei o nome destas ultimas que citei.
    Gostaria e ficaria muito agradecido se vc pudesse me ajudar no nome das ferramentas e quais mais vou precisar e mais algumas dicas.
    Amigo peço se possível me enviar as dicas além daqui, também no Email.

    • Olá Bidu! Para fazer os frisos usa-se a tupia. Que legal hein? Pelo jeito vai começar um negócio próprio, né? Desejamos uma boa sorte na sua empreitada! Olha, as ferramentas que você citou já são um ótimo começo. Mas não se esqueça também de ter um bom serrote, martelo, chaves de fenda e philips um uma boa furadeira/parafusadeira elétrica ou à bateria. Grande abraço!

  86. Boa noite Leandro! Muito legal o site, estou pensando em fazer alguns móveis pro meu apto e até vende-los se possivel, a partir de Pallets e vi que preciso de comprar algumas ferramentas como Serra circular, já que tenho uma parafusadeira que creio que perfure o pallet e martelo, lixas, etc. O que mais acha que preciso? Grato

    • Olá AB! Eu não dispensaria uma boa serra manual, além de esquadro e régua. De resto não precisa muita coisa a mais não… Grande abraço e boa sorte na construção dos seus móveis.

  87. Olá Leandro !!! Você poderia me dar uma dica,
    Eu comprei uma mesa de madeira de demolição, só q
    Ela veio muito brilhosa…. Não sei se é verniz ??? Eu queria q ela ficasse mais
    A madeira mesmo, bruta… Terias alguma solução ???? Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

    • Oi Adriana! Você teria que usar raspadores para tirar o acabamento, além de lixar depois da raspagem. É uma ferramenta difícil de achar, mas você pode improvisar com lâminas de metal sem corte. Depois disso, passe uma seladora. Ela não vai dar brilho e vai proteger a madeira. Abraço!

  88. Olá… Eu tenho uma casa de madeira, cedro. so que ainda não pintei ela. não vernizei. e a compra da casa já faz um ano. a madeira está ficando escura. com um aspecto de madeira podre. Só que eu queria verniza-lá. porém eu não sei se vai aparecer bem a cor do verniz, pois como eu disse a madeira esta ficando com uma cor escura e ta ficando feio. eu queria saber se ainda vale a pena pintar de verniz. e tb se eu lixar a madeira aquela cor que está, aquela cor escura, sai com o lixamento. Eu aguardo a resposta. Obg! se for possível respondam para meu e-mail: designpamella@gmail.com

    • Olha Pâmela, pra sair a cor escura, dependendo do estado, vai demorar muito e demandar uma boa lixada. Se a madeira estiver realmente poder, o melhor seria trocar as peças por madeira nova, cortando e enxertando. Mas se o aspecto estiver prejudicando apenas a aparência da madeira, existem alguns produtos para clarear, como a água oxigenada por exemplo. Acredito que se você for à uma loja de tintas eles poderão lhe indicar o melhor tratamento para sua casa. Obrigado por comentar e boa sorte em sua reforma! Abraço!

  89. João Guilherme on

    Oi luciano e leandro, vou lixar os rodapés do meu apartamento, pretendo remover o verniz antigo com striptizi da montana, lixar com uma lixa 150, passar a primeira demão, lixar novamente com uma lixa 220 e aplicar a segunda demão, gostaria de saber se é a maneira certa de proceder e se vou conseguir deixar o rodapé bem liso e brilhoso. Obrigado.

    • Olá João, bom dia! Vai funcionar sim, desde que o rodapé seja de madeira mesmo. Para deixar bem liso, dilua o verniz para que ele estique bem no momento da aplicação. Veja nas instruções do fabricante do verniz a proporção correta para diluição. Além disso, aplique com boneca, ao invés de usar um pincel. Ou, se for usar pincel, compre dos bons, que não soltem os pelos. Abraço!

      • João Guilherme on

        Então Leandro, usei lixadeira com lixa 150, e apliquei a primeira demão do verniz, mas ficou com algumas marcas parecendo arranhões em que o verniz não pegou, será que aplicando a segunda demão isso vai se resolver? se não o que eu faço?

        • Oi João! Com as demais demãos, a cobertura melhora bastante. Tem pessoas que falam que não é necessário lixar entre demãos, outras falam que sim. Eu, particularmente, passo a primeira demão mais fina e depois de bem seca eu lixo com grão 200 / 220… tenho gostado do resultado! Bom trabalho e abraço!

          • João Guilherme on

            Fala Leandro, a segunda demão não removeu as marcas, então tive que remover todo o verniz novamente e passar a lixa 220 antes de reaplicar o verniz, ai resolveu o problema. Eu fiz um teste lixando um pequeno espaço com a 320 entre as demãos e outro sem lixar, não vi diferença, mas por desencargo de consciência preferi lixar entre as demãos. Obrigado pela ajuda. Um abraço.

          • João Guilherme on

            E aí Leandro, deixa só eu tirar mais uma dúvida com você. O synteko do meu apartamento está muito gasto e aqui na minha cidade cobram muito caro pra fazer a raspagem, então pensei em fazer eu mesmo. Gostaria de saber qual ferramenta eu devo usar, pensei em uma esmerilhadeira com disco flap, mas não sei se é muito agressiva, gostaria da sua opinião. Abraços.

  90. Ederaldo on

    Ola Leandro, comprei uma casa e mesma tenha deck, gostaria de saber qual é melhor forma de lixar equipamento e numero de lixa e segundo qual melhor tecnica para envernizar e qual tipo de verniz … obrigado

    • Olá Ederaldo! Eu começaria com uma lixa 60. E não precisa chegar muito fina, por se tratar de um deck. A 120 ou 150 já dá um acabamento legal. Para lixar, escolha as lixadeiras de cinta. Esse trabalho é pesado e elas, na minha opinião, são mais “parrudas”. Quanto ao verniz, escolha um verniz marítimo de qualidade que vai ficar lindão! Bom trabalho pra você e abraço!

  91. Ola , estou fazendo uma mesa de centro com tronco , qual melhor produto para tratar e fazer o acabamento do mesmo ??? Obrigado e parabém pelo blog

    • Olá William! Usar verniz marítimo seria uma boa opção. Existem também algumas resinas de alto brilho que são aplicadas em tacos de madeira para piso. Mas eu escolheria o verniz marítimos mesmo. Abraço!

  92. leurilene on

    Olá ! Tenho algumas vigotas e quero fazer uma mesa como farei pra tratar e deixar elas lizinha?? Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    • Oi Leurilene. Lixe as vigotas com a mesma técnica explicada nesse post. Depois da primeira demão de verniz, espere secar e lixe com uma lixa fina para dar a segunda demão. Prefira envernizar com uma boneca de pano, diluindo o verniz de acordo com as instruções do fabricante. Ao diluir, o verniz fica mais “fino” e estica melhor, dando um acabamento mais “liso”. Abraço!

  93. Muito obrigado pelas dicas! Mas tenho uma dúvida. Já restaurei alguns móveis meus e nunca consegui deixar um acabamento realmente liso. Lixei com lixadeira rotaorbital. Primeiro com lixa 60, depois 120 e depois 240. Passei a base niveladora ( 2 demãos), sendo que lixei com 240 após a secagem de cada demão. Passei 3 demãos de esmalte sintético dourado. Lixei após a secagem de cada demão. A tinta ficou perfeita. Mas o móvel não fica liso como antes ou como móvel novo. Já li sobre encerar, passar lixa 2000, passar óleo… Conclusão, o que faço? Obrigado!

    • Thiago, esses móveis com alto brilho usam um outro tipo de acabamento como laca ou resinas. Por isso fica com alto brilho. Eu, particularmente, não gosto de lixadeira orbital. Parece que deixa uns riscos estranhos. Por isso prefiro a lixadeira de cinta. Tenta lixar na mão ou com uma lixadeira de cinta para ver o resultado. Abraço!

  94. Solange Oliveira on

    Estou fazendo uns moveis com palet e queria saber se eu comprar a makita, dá pra usar como serra, lixadeira e polidora so trocando os discos? Parabéns por seu trabalho. E obrigada por passar dicas fáceis a nós que estamos começando.

    • Oi Solange! Essa máquina é muito legal, mas o ideal é você comprar serra e lixadeira separadamente. As esmerilhadeiras são para trabalho em carpintaria. Obrigado por nos seguir. Abraço!

  95. Maria de Fátima Rodrigues santos on

    Comecei a trabalhar em casa com paletes e caixote de madeira. O verniz e caro. A algo mais barato pra dar o acabamento. Parabéns pelas dicas muito boa. e gostaria de comprar uma lixadeira ou e melhor na mão e se fo a lixadeira qual e melhor e qual marca você indica. Desculpas por tantas perguntas. Obrigado e Parabéns

    • Olá Maria! Olha só, as lixadeiras são muito boas e, se for comprar uma mesmo, procure por marcas conhecidas no mercado. Já vi umas marcas chinesas que não valem à pena, apesar do preço tentador. Na faixa de uns R$ 200 a R$ 300 você encontra boas opções no mercado. Escolha uma que tenha coletor de pó. Meu pai tem uma DeWalt e gosta muito. O Luciano tem uma lixadeira da Raimann, mas essa já é nível profissional e, se o seu problema não for preço, é uma ótima opção, pois ela está na faixa de R$ 600. Dependendo do volume que você vai produzir, o melhor é comprar uma lixadeira elétrica mesmo. Agora, se for para produção artesanal e para seu próprio uso, eu não compraria lixadeira. Quanto ao acabamento, o verniz é a melhor forma mesmo. Mas você pode variar, utilizando tinta, por exemplo. Também dá para usar cera, mas para peças que vão ficar em espaços fechados ao abrigo do sol e umidade. Espero ter ajudado. Grande abraço!

  96. Olá Leandro. Parabéns pelo excelente trabalho.
    gostaria de um dica. Comprei uma prancha de garapeira 5×30 aparelhada para usar como balcão na minha edícula.
    Quais produtos usar para impermeabilizar, proteger, enfim.. deixar uma boa aparencia e bem protegid?

    • Olá Emerson, obrigado! Um verniz náutico bem aplicado e seguindo as recomendações do fabricante fica muito bom. Eu fiz isso em um móvel que comprei para colocar como suporte de cuba no meu banheiro. Faz três anos já e a aparência continua como novo! Abraço!

  97. leila marinho on

    Olá, sou leila , de Teresina PI !
    Tbm adorei as dicas. Parabéns e q Deus continue abençoando
    o trabalho de vcs. Abraços!

  98. João Emerick on

    Olá! Obrigado pelas dicas!
    Por acaso vocês tem alguma dica para lixar portas que tem várias tabuinhas(venezianas)?
    Obrigado.

    • Olá João! Esse é um trabalho chato. Aliás, muito mais que chato. Não temos uma dica específica para essa tarefa. Se alguém descobrir um jeito fácil de fazer isso, ficará rico! Grande abraço!

      • Pior que tem jeito. A festool, fabricante alemã de ferramentas, tem uma lixadeira chamada Rotex que tem um acessório pra lixar venezianas.

        No site deles tel uma demonstração.

  99. Boa tarde!
    Peguei uns tocos de tronco de árvore de uma poda recente. Retirei as cascas, encontrei um tipo de cupim, já estou tratando com solução de querosene, caso não resolva totalmente devo chamar um especialista em descupinização ou existe outra solução? Em seguida pretendo lixar. Em caso de toras, devo usar lixadeira elétrica, ou manual resolve? Quero muito recuperar e dar um acabamento legal, mesmo ficando um aspecto mais rústico (minha proposta).
    Obrigada e parabéns pelas dicas!

    • Oi Lu! Existe um produto que você encontra em supermercados. Chama “Ferra Cupim”. Nunca usei, mas parece ser bom. Experimente usar esse antes. Abraço!

  100. Eduilson on

    Amigo quais lixas usar para lixar forro de cedrinho primeiro verniz. Os pintores aqui querem usar apenas uma lixa 100 ou 120 , será que fica bem liso? obrigado

    • Oi Eduilson! A lixa 120 já dá um resultado legal para aplicar o verniz, mas a 150 é melhor. O número da lixa depende muito do tipo de acabamento que se quer. Quanto mais brilho, mais lixamento! Abraço!

  101. Antonio Barbosa Pinto da Cunha on

    Caras, vcs são nota 10 – espero chegar perto da qualidade de seus trabalhos; parabéns.

  102. Anna Camila on

    Olá, achei jogados numa caçamba montes de tacos de madeira. Estou pensando em revestir uma parede. O que vcs recomendam pra tratar os tacos antes da colocação?

    Obrigada

    • Olá Anna! Que legal hein? Bem, nós faríamos uma raspagem em primeiro lugar. Depois disso, aplicaríamos uma seladora. E quando estiver pronto o revestimento, finalizaríamos com um verniz. Manda foto pra gente ver depois de pronto, ok? Abraço!

  103. oi estou fazendo uma espada, e estou lixando o cabo, queria saber se demora para gastar a madeira só lixando?

    • Puxa vida, Gustavo. Se for gastar a madeira só com lixa, demora sim. O ideal é fazer o desbaste com uma grosa e usar a lixa para acabamento. Abraço!

  104. Por errô do computador, saiu um M a mais. Meu nome e Mucio e o pano e macio, nada de franceado. Abs.

  105. Boa tarde! Vou começar a fazer uma cama de pallets e não sabia como lixar direitinho e nem o que passar depois. Obrigada pelas preciosas dicas! 🙂

  106. Santiago on

    Ótima dica, se tudo der certo, vou testar num palete que estou esperando chegar.
    Só uma dúvida, o que é o básico de se passar numa madeira. A ideia é deixá-la crua, apenas para protegê-la. Seria o selador?
    Abraço.

    • Olá Santiago! Sem dúvida, o selador é a melhor opção para conservar o tom da madeira. Mas existem vernizes incolores também, que são uma boa opção. Eu escolheria o selador. Abraço!

    • A alguns anos atrás, fiz curso de madeira e hoje estou começando a fazer trabalho de restauração em mesa mineira antiga. Tenho todos os materiais, como brocas, formoes(que eu mesmo os afio), sargentos, máquinas de furar(2), lixadeira orbital(nesse caso não devo usar p/lixar) e outros materiais adquiridos na época do curso. O meu problema é:Li em algum lugar que existe produto para após 15/20 minutos e só passar uma espátula de plástico, que remove a base anterior. Após, aplicar um produto da cor que quizer(lógico antes limpar com pana franceado). Vocês conhecem esse sistema? Grato.

      • Olá Mucio! Cara, existe um removedor sim, mas não sei o nome ao certo. Vou procurar em um livro de restauro que tenho aqui e volto a publicar! Abração!

      • Brunno Sena on

        Interessante isso, mas se você trabalha com restauração o ideal é lixar mesmo. Pois móveis antigos costumam ser acabados com cera ou com Goma-Laca. Um bom removedor de tinta para madeira é o Striptizi Gel da Montana. O Removedor da Anjo também é bom, mas ele pode impregnar a madeira. Lembre-se que para madeira p bom é usar gel para evitar de impregnar e tomar muito cuidado com o uso de EPI’S pois esses removedores são violentos.

  107. Ola, muito legal o site e voces!! Parabens.
    POdem me ajudar com uma duvida?? A estrutura de minha casa é de eucalipto tratado em autoclave. Construi a 15 anos atras. Acontece que o eucalipto esta precisando de um trato…esta seco…meio feio!!! Pensei em lixar (lixa 60) e aplicar algum oleo….para hidratar!! Estou certo no raciocinio!?? Se sim, que oleo posso / devo aplicar ??
    grato
    thomas

    • Olá Thomas! Eu não sou especialista no assunto de eucalipto autoclavado. Mas eu acredito que lixar e envernizar já basta. Eu não passaria óleo para hidratar não. Mas procure um profissional no assunto. Ah, essas construções são lindas, ao meu ver. O meu pai também está construindo uma casa com colunas e vigas de eucalipto tratado. Foi feito um lixamento e aplicado um verniz. Vou ver com ele qual verniz aplicou, porque ficou muito bom. Abração!

  108. Oi, boa tarde! Gostei bastante das dicas, principalmente na progressão das lixas.
    Estou fazendo uma reforma em casa e o meu “faz tudo” não enverniza as portas, apenas as coloca no lugar.
    Para economizar, estou pensando em eu mesma lixar e envernizar as portas.
    Uma pergunta boba: é melhor trabalhar com as portas deitadas, certo?
    Outra coisa: o acabamento com lixa orbital é o mesmo do lixamento manual? Ou lixando manualmente fica mais lisinho?
    Obrigada!

    • Olá Anna! Lixar as portas deitadas é mais fácil. Porém, se for porta comum, lisa, não precisa fazer isso. Pode lixar com uma lixa 100 e depois uma 150. E tem algumas marcas de portas que são bem feitas que nem precisa lixar muito. As portas da minha casa lixei com uma lixa 150 para quebrar um pouco das fibras soltas e passei o verniz. Agora, cuidado com a lixadeira orbital. Se sua porta for laminada, ela pode até riscar o folheamento por fazer um lixamento contra o veio da madeira (que geralmente é na vertical). Então bom trabalho pra você! Abraço!

  109. Edmilson Maximiano Junior on

    Boa tarde. Estou lixando uma porta de madeira envernizada, na mão, mas é bastante cansativo remover todo o verniz . Qual dica você me daria de um aparelho para lixar?

  110. BARBARA BOTINO on

    Olá, parabéns pelas dicas!
    Lixei o tampo de uma cômoda antiga de madeira no sentido contrário dos veios. Posso recuperar o estrago feito?

  111. Muito boa a dica de enrolar a lixa em um pedaço de madeira! Estou com uma mesa bem antiga para (tentar) restaurar mas estava protelando por que sei que terei que lixar bastante. Com esta dica vou tomar coragem!

  112. Boa tarde pessoal, primeiramente queria parabenizar pelas dicas aqui deixadas e pelo blog que é muito legal e interessante.
    Eu gostaria da ajuda de vocês: vou fazer uma reforma no meu apartameto e gostaria de reaproveitar as portas… falo em reaproveitar porque queria trocá-las, mas por uma questão de orçamento (rsrs) infelizmente não será possível. As mesmas foram pintadas na cor branca, quero manter na mesma cor. O problema é que quando comprei o apartamento a própria construtora entregou com as portas na cor branca, só que foram mal lixadas, estão grosseiras. Como faço para obter um liso perfeito? Faço como o artigo acima….vou usando as lixas 60, 100, 150 e 220? E posteriomente passo qual tinta? Talvez não contratarei um profissional, farei eu mesma, me ajudem, um abraço.

    • Oi Renata tudo bem? Legal que está gostando! Isso é bom…rs Acho que estamos no caminho certo!
      Olha só, nesse caso, eu passaria um removedor antes e depois lixava. Se quiser lixar, dá certo também, mas vai dar mais trabalho, eu acho. Se for MDF, não precisa fazer essa sequência, use menos passos. Se for madeira mesmo, daí sim! Mas antes de qualquer coisa, faça numa parte pequena para teste, ok? Não se esqueça. Espero que dê certo! Abraço.

  113. Muito interessante a técnica para lixar. Tenho um banco em madeira de jaqueira e estou tentando renova-lo. Tem dica de que material usar para o polimento de modo a manter o tom claro proprio da madeira? Cera de carnaúba, cera comum, verniz??? Grato.

  114. Muito obrigado pela dica, sou inexperiente nesse assunto, e fiz um trabalho recentemente, ao final me senti morto, vou seguir a dica e acredito que vai ficar ótimo.

  115. Renan Gessoli on

    Olá, parabéns pelo site e canal, tenho uma curiosidade, vocês são de onde? Pois o sobrenome Padreca eu já ouvi na minha cidade que Salto.

  116. Luiz Barbosa on

    Flavia e Luciano, se eu puder dar uma dica de como lixar vãos, eu sempre utilizo uma esponja de lavar louça ou uma espuma velha e enrolo a lixa, encaixo no vão e lixo segurando nas partes externas dos vão. Desta forma não arranho a madeira pois não há pressão sobe a madeira. Sempre fiz assim, mas graças ao sites do empoeirados descobri porque não machucava a madeira.

  117. FábioHE on

    Há duas semanas fiz um pequeno esforço e comprei uma lixadeira elétrica. Digo um pequeno esforço porque paguei R$ 140,00 que acabaram sendo muito bem investidos, recomendo à todos.

    A que eu comprei, de funcionamento orbital, serve apenas para dar acabamento, não serve para fazer desbaste, mas o bom dela é que usa apenas 1/4 dessas mesmas lixas em folha que são bem baratas.

    Recomendo!

    • Olá Fábio! Essas lixadeiras são boas mesmo. Mas como você falou, não servem para o desbaste. Se você lixar um pinus com uma lixa grossa, vai ver que a orbital deixa uns círculos. Minha mesa ficou assim com o acabamento que o cara da loja deu. Agora eu vou ter que fazer o serviço de novo, e vai ter que ser eu mesmo. O difícil é que casa de ferreiro, espeto é de pau! Abraço!

  118. Emanuel Costa on

    Para lixar móveis, que no caso eu tenho no meu quintal, para evitar chuvas eu posso passar essa cera e em cima passar o verniz?

    Aproveitando, o meu cachorro comeu os pés das poltronas de madeira, com essas lixas dá para fazer alguma coisa para pelo menos para dar uma disfarçada?

    • Olá Emanuel! Não dá para aplicar o verniz sobre a cera. O verniz deve ser aplicado diretamente na madeira lixada. Se os seus móveis são externos, existem vernizes náuticos e alguns que são utilizados para proteger decks de madeira. Com esse tipo de acabamento, seus móveis vão aguentar bastante! Quanto à disfarçar o estrago que o seu cachorro fez, lixe com uma lixa de madeira mesmo. Se não foi uma mordida muito profunda, dá pra disfarçar bem. Grande abraço!

  119. Flavia Lopes on

    Olá meninos, acabei de descobrir vcs, e gostei muito da dica. Estava pensando em lixar uma mesa de madeira e cadeiras que tenho na varanda e vcs me deram o empurrão final pra criar coragem. Agradeço por isso…rs . Mas me veio uma duvida, existe uma técnica pra lixar entre os vãos de cadeiras feitas de reguas? Se houver, vou amar vcs mais ainda. Grande abraço!

    • Olá Flávia, beleza aí? Que bom que gostou! Obrigado pelo comentário. Tomara que dê certo o seu trabalho e fique jóia! Olha, para lixar nesses vão não é fácil não…rs, não sei como é da sua cadeira, mas uma vez tive que lixar as cadeiras da minha mãe e foi punk! Mas não desisti!…rs. O que você pode fazer é pegar um pedacinho de madeira no formato e tamanho desses vão, tentar “enrolar” a lixa de forma que fique fácil ou até mesmo, dobrar a lixa e ir lixando. Nesse caso não tem muito jeito não, tem que ser na unha! Abração e boa sorte!

  120. Poxa, peguei as dicas e anotei rs.. Vou fazer meu primeiro “móvel”, os criados pro quarto. Ganhei a serra tico tico do marido e to apanhando pra lixar pq comprei madeira bruta por ser mais barata.. Mas agora acho que fica mais fácil rs

  121. Bom dia, eu tenho um cliente Gostaria de um acabamento de madeira como as de ceck de piscina;
    1ª pergunta é eu preciso aplicar verniz na madeira que vai ficar na fachada, ou é só preparar a madeira e aplicar a cera de carnaúba já resolveria.
    2ª e o tempo para manutenção com relação a cera e o verniz marítimo para está madeira que vai ficar esposto ao tempo?
    qual seria a melhor solução? a cera, o verniz ou tem outra opção.

    • Olá Laercio! Para fazer acabamento em madeira que vai ficar exposta ao tempo, sempre use bons vernizes ou stain. A cera é para acabamento de móveis que ficarão protegidos dentro de casa. Se você encerar a madeira do deck, não vai durar uma semana. Imagina em tempo de chuva então: o sol vai derreter toda a cera e a água vai lavar a madeira, além de manchar toda. O verniz marítimo uma opção, mas existem produtos específicos para se aplicar em decks de madeira. O tempo de manutenção também varia de acordo com o fabricante e tipo de revestimento. Dá uma olhada no link que encontrei na Sparlack: http://www.sparlack.com.br/sparlack/produto.aspx?produto=IwXhzhwS1b0GiMwXhy Mas não esqueça de pesquisa mais marcas e opções, ok? Grande abraço!

  122. Olá, sou metida a fazer coisas que não são dá minha ossada, peguei todas ás dicas, quero fazer um banco tipo jardim, maluca né.
    Depois mostro como ficou para vcs, isso pq moro apartamento.

  123. Carlos Antunes Siqueira on

    Faço reformas em moveis antigos de alguns clientes e pelo que voçe passa estou trabalhando corretamente, gosto de trabalhar em madeira acho o serviço de marcenaria um trabalho de arte, sou taxista e em minhas vagas ou quando chego em casa mais cedo faço os biquinhos que consigo com alguns clientes , é sempre bom pesquisar o que se vai fazer e assim aprendemos com os profissionais . Como se diz cada macaco no seu galho. Obrigado por voces existirem assim nada é dificil e questão de boa vontade e precaução conseguimos fazer qualquer coisa, tenho no meu sitio todas as ferramentas para esse tipo de trabalho ( madeira ). valeu vivendo e aprendendo.

    • Olá Carlos! Muito obrigado pelos elogios… não somos donos da verdade, mas tentamos passar o pouco que sabemos. Também temos nossas profissões e o Empoeirados foi uma forma de aliar hobby com troca de informação sobre a arte do “eu que fiz”. Um grande abraço e divirta-se com os móveis antigos!

  124. Bom dia tenho uma mesa de corte e lixei e depois passei direto a cera carnaúba, mais a mesa puxou muito a cera e sumiu. passei 2 de mão, mais depois vi q tinha q passar a seladora e depois a cera……
    Fiz isso e a mesa ficou grudenta o que devo fazer ?
    obrigado

  125. Victor Bacholsky on

    Bom dia.
    Acabei de conhecer o site e colhi algumas dicas muito importantes. Sempre temos o que aprender, não é verdade? O conhecimento é contínuo.
    Tenho um hobbie que amo, esse chamado de marcenaria e me da até vontade de largar a vida de engenheiro para viver na minha garagem junto com as ferramentas. rs.
    Já fiz algumas coisas aqui em casa como: casa pra cachorro, mobília para os quartos, rack para tv, bancada para banheiro, mesa de jantar, recentemente fiz um deck no quintal só utilizando madeiras de pallets e também duas espreguiçadeiras para piscina entre muitas outras coisas.
    O site está de parabéns.
    Voltarei muitas outras vezes.
    Abraços.

    • Olá Vitor, boa tarde! Cara, também temos esse objetivo de trabalhar somente com marcenaria. Quem sabe um dia conseguimos! Fizemos o site com o intuito de trocar ideias e informações com o público hobbista para que tenhamos muitos projetos para fazer nos tempos livres. Muito obrigado pelo elogio e estamos por aqui caso queira perguntar algo ou enviar fotos dos seus trabalhos! Grande abraço!

  126. Lindalberto Seixas Alves on

    Legais suas dicas. Vou começar um trabalho em madeira de demolição e tenho muito que lixar, hem! Isto me ajudará muito.Obrigado por estas dicas.
    Felicidades cara.

  127. Olá pessoal, bom dia!

    Meu nome é Sergio, moro em Salvador-BA
    Estava procurando exatamente um tutorial que podesse me ajudar a lixar manualmente madeiras de Massaranduba e esse tutorial foi fundamental.

    Parabéns!!!
    Muito obrigado!

    • Grande Sergio! Obrigado pela visita e pelos elogios. Vai lixar massaranduba? Serviço pesado hein! Madeira muito dura de se trabalhar, mas forte como só ela. Depois nos conte o resultado. Grande abraço!

  128. Tainã Souza on

    Adorei as dicas. Estava preocupada em como faria a restauração de um móvel inteiro sem cansar ou acabar com minhas mãos na lixa. O truque da lixa na madeira vai me salvar.

    • Olá Tainã, legal que gostou! Não é tão difícil né? Dessa forma você cansa bem menos e faz um trabalho DEZ! Muita paciência. Depois que terminar essa restauração manda para a gente. Tenta fazer um passo a passo aí, com fotos e manda que postamos! Obrigado.

  129. nildo lopes on

    Olá Luciano. Descobri seu site ontem e já estou acompanhando suas dicas. Achei muito bom o descarte de lâminas do estilete, realmente é uma coisa importante. Gostei também da dica do guia de corte para a serra tico-tico. E arrematando com a dica do lixamento. Trabalho com pátina e o lixamento é fundamental. Parabéns pelo trabalho de comunicação. Se o conhecimento não é dividido não tem serventia. Obrigado, Abr.

    • Olá Nildo, beleza aí? Legal, bom que está gostando. Esse ano teremos muitas novidades e coisas boas! E gostei da sua frase, vou adotá-la se me permitir…rs “Se o conhecimento não é dividido não tem serventia.” Resume tudo. Obrigado!

  130. Olá

    Onde eu posso comprar lixas com grana acima de 220? Não encontro nas grandes redes como C&C. Muito obrigado.

  131. Valdinei dos santos on

    Legal belo trabalho e grandes dicas pra leigos no assunto, pela net não aprendemos se não quisermos, e mais legal ainda quando profissionais como você, passa o que sabe. Um abraço!

  132. Claudinei on

    Olá Luciano e Leandro. Descobri ontem (06/01/2014) o site de vocês. Gosto de fazer trabalhos em madeira, mas só estou iniciando. Fiz recentemente um banco utilizando madeira de um pallet. Portanto toda dica útil é bem vinda. Gostei da dica sobre lixar madeira. Vou acompanhar as novidades que postarem daqui pra frente. Abraços.

    • Grande Claudinei! Legal cara, esse ano promete! Com certeza teremos muitas dicas para mostrar para vocês. Inclusive se tiver algo que ache interessante, envia um e-mail que colocamos na fila, já temos o cronograma para o ano inteiro! Obrigado mais uma vez, valeu!! Ah, e esse banco aí? Mostra para a gente meu, rola um episódio hein!

  133. Só em não cansar já da vontade de treinar. Meu horror com artesanatos em madeira sempre foi o lixa lixa, rsrs. Mas tenho um pallet inteiro pra praticar bem a técnica, heheh.

      • Gilson Zandona on

        Leandro bom dia,

        A Karol citou pallets, vou fazer uma mesa de pallets para colocar em meu espaço de churrasco, achei o mercado muito caro para essas mesas de madeira de demolição e resolvi fazer minha própria mesa.
        Trabalhei com madeira muito tempo atras, e nossa memoria não ajuda muito.
        Nessa caso do Pallets posso usar as mesma técnica? Posso usar uma lixadeira de Cinta? Tem alguma dica pra me dar nessa caso?

        Obrigado e ate a próxima.

        Abraço

        • Oi Gilson, pode usar a mesma técnica sim. Com madeira pinus, vai ser muito fácil. Se for usar a lixadeira de cinta, faça a primeira passada no sentido perpendicular ao veio da madeira, com uma lixa grossa, e depois passe no sentido do veio para alinhar o lixamento. Depois é só seguir para os números maiores de lixa até o acabamento desejado. Abraço!

Deixe um comentário