Limpeza de ferramentas: exemplo do artesão talentoso

13

Limpeza de ferramentas – Você que acompanha o blog Empoeirados, tenho certeza que é vidrado por ferramentas, assim como nós. E também sabe que uma ferramenta bem cuidada mostra que você é um artesão de talento. Veja aqui como fazer a limpeza de suas ferramentas e mantê-las sempre em ordem!

Tá, antes vamos confessar: o alicate da foto abaixo é do Leandro e foi uma das primeiras ferramentas que ele comprou na vida. Ele admite que já não está essas coisas, mas pelo menos serviu como modelo para o Empoeirados. Essa ferrugem que se vê poderia ter sido evitada com um pouco mais de cuidado, fazendo sempre a limpeza de ferramentas.

Limpeza de Ferramentas - Ferrugem

A ferrugem é o preço a pagar se o artesão não fizer limpeza de ferramentas

Uma dica básica é sempre limpar suas ferramentas logo após o uso, seja ele qual for. Por exemplo, se utilizarmos uma serra, a madeira deixará resíduos nos dentes, que atraem a umidade do ar. E umidade e metal não foram feitos um para o outro. Pode parecer exagero, mas esse excesso pode estragar e encurtar a vida útil de sua serra. Especialmente daquelas com dentes finos.

Para resolver isso, mantenha um pincel ou escova de dentes usada em sua oficina e, a cada uso, limpe os dentes escovando sempre pra fora, no sentido do avanço da serrilha para evitar que as cerdas enrrosquem.

Limpeza de Ferramentas - Pincel

Um pincel é sempre útil em sua oficina. Tenha um sempre à mão.

Uma vez que a limpeza de ferramentas é finalizada, você pode tratá-la aplicando um óleo anti-ferrugem, daqueles vendidos em spray, nas partes de metal. Em um pedaço de pano (de algodão, de preferência), borrife o óleo à vontade e passe na ferramenta. Não precisa deixar melada, uma fina camada é suficiente.

Limpeza de Ferramentas - Pano de algodão

Borrife o óleo diretamente no pano para aplicar na ferramenta.

Você pode aplicar o óleo diretamente na ferramenta, se desejar. Mas a aplicação com um pano fica mais limpa e ajuda a espalhar melhor o lubrificante.

Limpeza de Ferramentas - Aplicação do óleo

Passe o óleo nas partes metálicas de sua ferramenta.

Esse alicate já tem uns três anos de uso e continua novinho em folha! Compare a imagem abaixo com a primeira e veja o que a limpeza de ferramentas pode fazer:

Limpeza de Ferramentas - Detalhe

Apesar de ter bastante uso, a ferramenta se mantém conservada.

Agora, uma vez encontramos um desses óleos desengripantes em uma embalagem tipo caneta. Isso é fantástico (pena que não consigo encontrar isso fácil). Ele parece uma caneta marcadora de texto, mas ao invés de tinta, tem óleo!

Limpeza de Ferramentas - Caneta de óleo

A caneta de óleo é pequena e ideal para se ter na caixa de ferramentas.

O formato de caneta facilita muito o uso. Para aplicar em peças pequenas é uma mão na roda. Não faz sujeira, nem desperdiça o óleo. É um tamanho ideal para se ter na caixa de ferramentas.

Uma outra forma de prevenção contra a ferrugem é evitar umidade em suas caixas. Para isso, coloque saquinhos de silica gel, tantos quanto conseguir, junto das ferramentas.

Limpeza de Ferramentas - Estojo com silica gel

Silica gel pode ser encontrado em embalagens ou comprado em lojas especializadas.

A foto acima é de uma plaina japonesa. As lâminas estão lubrificadas e mesmo assim mantemos o saquinho de silica gel dentro do estojo. Muitos produtos contém esses saquinhos quando compramos. É bastante comum encontrar em frascos de comprimidos e equipamento eletrônico.

Alguns produtos tem silica gel em formato de bobinas de plástico, como os da foto abaixo. Esse produto é bastante utilizado por fotógrafos para evitar umidade nas lentes e nos equipamentos fotográficos.

Limpeza de Ferramentas - Silica Gel

Silica gel nunca é demais!

O bom de cuidar bem de suas ferramentas é que você pode economizar para comprar equipamentos diferentes, e não repor os estragados. Gostou da dica? Então compartilhe com seus amigos!

Share.

About Author

13 Comentários

  1. JOSE AUGUSTO GOMES on

    salve rapazes… até que enfim encontrei uma solução para tratar das ferramentas… além da preciosa dica de limpá-las após o uso com um simples pincel… já estou indo ao mercado comprar meus limões… rs… só um pedido… não estou encontrando artigos sobre como recuperar o corte dos mais variados tipos de alicates… as partes cortantes de fios, tanto interna quanto externa… é possível recuperar? tem como afiar? será que com alguma ferramenta pra mini retífica? vocês já escreveram sobre isso? fico no aguardo… e obrigado novamente por sua disposição em ajudar a galera…

    • Olá José, tudo bem? Que legal que a dica foi útil. Ainda não escrevemos nenhum artigo sobre recuperar o corte dessa ferramenta, mas é uma boa sugestão. Fique ligado no canal para mais atualizações. Abraço!

  2. Boa tarde Luciano e Leandro,

    estou descobrindo o mundo da marcenaria; gostei muito do site e das dicas para conservação de ferramentas. Acho que comecei com o pé direito.

  3. Gilberto Chrestani on

    Obrigado pelas dicas: Aproveitando a ocasião gostaria de deixar um recados para os estressados. Não tome remédios, acessem o site ou facebook dos Empoeirados que o estresse passa. Você não vê o tempo passar, continuem assim sempre com novidades.

    • Olá Gilberto! Muito obrigado por comentar. Justamente para aliviar o stress que nós publicamos nossas matérias aqui. Fora que a gente acaba fazendo muitos amigos! Grande abraço!

  4. Amilton Leite de Almeida on

    Boa tarde, Landro!
    Gostei muito das suas dicas, ainda não tinha parado pra pensar porque minhas ferramentas estão ficando segas com muita frequência. Geralmente isso acontece quando vou usar no dia seguinte.
    Muito Obrigado!
    Att,
    Amilton
    (esse texto foi editado)

    • Olá Amilton! Conservar as ferramentas é necessário para que elas durem mais. As lâminas de serrotes precisam ser limpas a cada trabalho pois a madeira, o os cavacos que ficam presos no dente, absorvem a umidade do ar e enferrujam a lâmina. Além disso, quanto mais cavaco acumula, mais raso ficam os dentes. Grande abraço!

  5. Claudinei on

    Gostei das dicas Leandro. Ando um pouco relaxado com minhas ferramentas. Seu post me serviu como motivação. Vou aplicar as sugestões. Vou continuar acompanhando o blog de vocês.

Leave A Reply